Espetáculo “SOB A TERRA” sensibiliza comunidade para o flagelo dos incêndios florestais
No ano de 2020, a Direção Regional de Cultura do Centro, em parceria com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais – AGIF, implementou o projeto-piloto Não Brinques com o Fogo, no âmbito da campanha "Portugal Chama. Por Si. Por Todos".
Tendo como princípio orientador a capacidade transformadora das artes, o projeto procurou veicular mensagens-chave sobre comportamentos de risco relativamente aos incêndios florestais, promovendo a mudança de atitudes através da sensibilização e capacitação das comunidades para a valorização e proteção do seu território.
Neste contexto, a Associação Leirena Teatro criou o espetáculo multidisciplinar SOB A TERRA, que percorreu, no verão de 2020, diversas freguesias do território regional especialmente fustigadas por incêndios rurais.
Procurando dar continuidade ao propósito de sensibilizar as comunidades locais para a adoção de comportamentos responsáveis e, consequentemente, reduzir as ignições e o número de incêndios rurais graves no território nacional, o espetáculo SOB A TERRA volta a percorrer o território regional de dezembro 2022 a fevereiro de 2023, em onze apresentações.
Com dramaturgia dividida em três atos, encenação de Frédéric Da Cruz Pires, música ao vivo pela artista Surma e projeção de desenho digital em tempo real pelo artista Nuno Viegas, o espetáculo iniciou a digressão no dia 7 de dezembro e percorre cinco municípios até dia 19. Após interregno no período do natal e ano novo, SOB A TERRA voltará à estrada em 2023 para novas apresentações em seis municípios da região Centro.
SOB A TERRA | Digressão na Região Centro em dezembro 2022
Quarta 7 de dezembro
Quiaios Clube, Quiaios - Figueira da Foz.
Quinta 8 de dezembro
Casa da Cultura de Góis
Quarta 14 de dezembro
Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova.
Quinta 15 de dezembro
CineTeatro de Porto de Mós.
Segunda 19 de dezembro
Teatro Viriato, Viseu.
Nota: todos os espetáculos decorrem às 21h30 com entrada gratuita