Museu do Oriente celebra Festival Holi

Museu do Oriente celebra Festival Holi
Ao redor do globo, a chegada da Primavera tem diversas festividades associadas, mas na Índia, umas das mais populares é o Festival Holi, repleto de dança, música, cores e celebrado ao longo de dois dias, por todo o país. Para esta ocasião especial, o Museu do Oriente, em parceria com a Isha Artes, ensina uma coreografia de dança indiana para celebrar a festa das cores, durante um workshop online que se realiza no dia 10 de Abril, às 15.00.
 
De acordo com a tradição, na véspera do Holi, preparam-se fogueiras nas ruas para queimar os maus espíritos. Já no dia do Festival, expressam-se desejos de boa fortuna através de coloridos pós que lembram os tons das flores. Em família e com amigos, nas ruas, todos atiram pós coloridos uns sobre os outros e decoram as entradas com “Tapete de Boa Sorte” – Rangoli – para atrair a fortuna e a atenção dos deuses para aquela morada. Na base destas tradições existem lendas populares que a sessão dará a conhecer.
 
A sessão é orientada por Lajja Sambhavanath que, dividindo o seu tempo entre Lisboa e Ahmedabad, na Índia, dedica-se a promover a sua arte através do trabalho que desenvolve. Coreografou solos e produções com o seu grupo de dançarinos, juntamente com vários projectos de fusão com artistas internacionais de várias áreas. Treinou sob orientação do líder visionário de Katthak, Padmabhusham Kumundini Lakhia, tendo recebido o prémio Research Fellowship intitulado “Sensibilidades Contemporâneas vis a vis a herança de Kathak”. Ganhou ainda uma Medalha de Ouro de Graduação e também Pós-Graduação em Performing Arts - Kathak de MS University.
 
O workshop realiza-se em formato online, transmitido em tempo real através da plataforma Zoom. É necessária inscrição, disponível em museudooriente.pt.