ESTREIA: Heróis do Impossível, pelos 50 anos do 25 de Abril
A Companhia João Garcia Miguel apresenta ‘Heróis do Impossível’, um
espectáculo comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril que propõe uma viagem ao
lado mais íntimo da Revolução dos Cravos: a transformação ocorrida no seio das
relações familiares. Estreia a 20 de Abril, em Lisboa.
Sob a direcção de João Garcia Miguel, Heróis do Impossível abre espaço à reflexão sobre a revolução mais íntima que também foi a de Abril: as reconfigurações do papel de homem e de mulher e o consequente redesenhar das relações amorosas e familiares. A ilustrar este enredo colectivo, um casal, símbolo da intensidade e do sentido trágico com que se viveram aqueles anos. O espectáculo tem interpretação de Catarina Wallenstein e de Pedro Lacerda e estará em cena entre os dias 20 e 28 de Abril (com excepção de dia 22), em sessões de entrada livre partilhadas entre o Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, e o Museu Nacional do Teatro e da Dança, no Lumiar.
“Vinte e cinco de Abril outra vez. É preciso acreditar no Impossível para haver presente”. Um espectáculo que evoca questões antigas e as coloca em diálogo com temas contemporâneos. Cinquenta anos após Abril, vivem-se tempos de vertigens num mundo dilacerado e mais complexo. Estaremos descrentes? Heróis do Impossível convida o público a revisitar as ideias utópicas da revolução, apontando a superação individual como caminho para um colectivo maior e um mundo melhor.
Nas palavras de João Garcia Miguel “mudou o sonho de Abril, baseado na liberdade, na troca, no diálogo. O meu pai foi participante do 25 Abril e só a pouco e pouco me fui inteirando da importância entre o que aconteceu e a liberdade” - explica. “Hoje, as pessoas têm muito mais medo outra vez. É fundamental, por isso, dar este salto para o aqui, o agora, para acreditar que o sonho da revolução é possível”.
Heróis do Impossível é uma iniciativa d’ A Companhia João Garcia Miguel e um dos 45 projectos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direcção-Geral das Artes dedicada a promover a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. O Espectáculo tem a co-produção da Junta de Freguesia do Lumiar, do Teatro Académico de Gil Vicente, do Teatro de Vila Real, do Teatro José Lúcio da Silva e da Câmara Municipal de Almada, lugares por onde o espectáculo vai circular até Agosto.
ESTREIA:
20, 23, 24 e 26 Abril . 21h30 . Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, LISBOA
21, 25, 27 e 28 Abril . 18h . Museu Nacional do Teatro e da Dança, LISBOA
Entrada livre. Reservas para rdomingos@joaogarciamiguel.com
CIRCULAÇÃO:
4 Maio, Cine Teatro Municipal, SERPA
10 Maio, Teatro Académico de Gil Vicente, COIMBRA
24 Maio, Teatro Municipal de Vila Real, VILA REAL
20 Junho, Teatro José Lúcio da Silva, LEIRIA
27 Julho, Auditório Fernando Lopes-Graça, ALMADA