Exercício Publico de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME

Exercício Publico de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME
Foto: ©Câmara Municipal de Cascais

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) promove anualmente o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME.

 

Este ano, a 12.ª Edição realiza-se a 5 de Novembro, às 11:05 horas, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

 

O objectivo deste Exercício é capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoprotecção a adoptar para se proteger.

 

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A acção desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou colectivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoprotecção: Baixar – Proteger – Aguardar.

 

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC tem o desiderato de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação nesta iniciativa a outros sectores da sociedade civil.

 

Este Exercício é um acto de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento activo na persecução da sua própria protecção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos estratégico que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desígnio colectivo, envolvendo no processo de incremento do seu grau de prontidão e reacção a Sismos e/ou Tsunamis.

 

Nesse sentido, o Comando Sub-Regional do Douro gostaria de convidar V. Ex.ª e a Organização a que preside a participar nesta iniciativa pública.

 

A participação pode revestir múltiplas formas, nomeadamente:

 

–      O registo individual e/ou da Instituição em aterratreme inscreva-se;

 

–      A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência para fazer face a um evento de Sismo e/ou Tsunami, bem como a realização de um Exercício de teste à evacuação por ocasião de 5-11-2024, data escolhida para a realização do Exercício A TERRA TREME;

 

–      A realização de uma sessão de esclarecimento dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoprotecção a adoptar nas nossas casas e nos nossos locais de trabalho;

 

–      A evidenciação nas plataformas de comunicação (sítio digital e redes sociais) e noutros suportes digitais da respectiva Instituição, do envolvimento e participação nesta iniciativa (sob a forma de cartaz, banners, assinaturas de email, etc.);

 

–      A disseminação através das redes do correio electrónico interno das medidas preventivas e os comportamentos de autoprotecção a adoptar em caso de Sismo/Tsunami;

 

O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

 

Permito-me, assim, apelar a V. Ex.ª para nos apoiarem, promovendo, e se envolverem, participando, nesta jornada nacional que visa incrementar a resiliência e a segurança entre os nossos concidadãos.

 

Para esse efeito, indica-se o ponto focal de contacto deste Comando Sub-Regional para as questões relacionadas com o Exercício A TERRA TREME:

 

Fernanda Pereira,

Email:  fernanda.pereira@prociv.pt

Telf.: 259 301 003

 

O desafio que enfrentamos deve mobilizar-nos a todos. Pode começar pelo treino icónico dos “3 gestos que salvam” – Baixar, Proteger e Aguardar – ou tornar-se mais ambicioso ao promover outras acções que concorram para os fins em vista.

 

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL !