Exposição Colectiva de Artistas Ucranianos Residentes na Figueira da Foz

Exposição Colectiva de Artistas Ucranianos Residentes na Figueira da Foz
Fotografia: D.R.

“A Caminho da Paz” é uma exposição coletiva de 3 artistas ucranianos que residem na Figueira da Foz: Antonina Leshchenko, Natali Zagory e Ruslan Belyan. Uma mostra que se realiza no âmbito do Dia do Refugiado, que se comemora no dia 20 de junho.

Antonina Leshchenko nasceu na Ucrânia, em 1975. Reside em Portugal desde 2012. Apaixonou-se pela pintura a óleo. A partir daí já não imagina a sua vida sem a pintura. Continua a experimentar pintar em vários estilos e adora todos os desafios que lhe aparecem.

Natali Zagory é artista, professora desde 2013. Na sua actividade artística elabora projectos para pintura de roupas, bijuterias de couro, cerâmica e pintura, e material gráfico do lápis ao pastel. Antes da guerra na Ucrânia, leccionou num estúdio de arte e em 2021 fez uma exposição individual de pinturas e desenhos.

Ruslan Belyan é um artista de Kyiv, Ucrânia.  Na juventude, estudou numa escola de arte, mas começou a desenhar apenas aos 40 anos. Vive em Portugal há já um ano. A guerra na Ucrânia forçou-o, e à sua família, a mudarem-se para um lugar seguro.

Cinco artistas da Galiza - Carmen Prado, Dolores Guerrero, Xesús Vásquez, Jose Cosme e Tino Cuesta, com residência entre Oroso e Lugo, apresentam no CAE as suas obras. Estes artistas, com distinção tanto a nível profissional como artístico, pertencem à AAAGP – Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, fortalecendo, assim, a Arte e a Amizade entre Portugal e a Galiza. A inauguração desta mostra tem lugar no dia 3 de junho, pelas 15h00.