O Município de Coimbra vai plantar 1750 árvores no concelho no próximo ano. O Plano de Arborização para 2021, que que visa definir uma estratégia, os critérios de selecção das espécies e a planificação para a plantação de árvores em Coimbra a curto e a médio prazo, foi apresentado ao executivo municipal e integra uma novidade: o fornecimento de 200 árvores, a plantar em locais fora do centro da cidade, nomeadamente nas freguesias periurbanas e rurais, ficando a cargo destas a identificação dos locais.
O Plano de Arborização para 2021 prevê a plantação de, pelo menos, 1750 árvores até ao final de 2021. O documento indica a plantação de 625 exemplares de árvores ornamentais a gerir pela Divisão de Espaços Verdes e Jardins da CM Coimbra, sendo que desses cerca de 420 serão plantadas através de prestação de serviços e cerca de 200 através da administração directa dos serviços municipais; a plantação de 925 exemplares de árvores ornamentais previstas no âmbito de empreitadas em curso ou em fase de projecto; e a plantação de 200 exemplares fora do centro da cidade, mais concretamente nas freguesias, em locais a designar pelas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, sob supervisão dos serviços municipais.
O objectivo passa por aumentar, significativamente, o número de árvores a plantar no concelho e com esta acção ajudar também a combater os efeitos das alterações climáticas. Este é o segundo Plano de Arborização, sendo que em 2019/2020 a autarquia previu plantar mais de 2600 árvores.