Oeiras apresenta exposição Povos Originários - Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert

Oeiras apresenta exposição Povos Originários - Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert
Fotografia: D.R.

Na primeira viagem que fez à Amazónia, em 1997, a imagem de uma mulher yanomami ficou gravada na memória do fotojornalista Ricardo Stuckert. Quase 20 anos depois, quando regressou à aldeia para fotografá-la de novo, decidiu assumir uma missão – a de registar de forma mais ampla a vida dos indígenas brasileiros, no fundo, uma maneira de prestar-lhes um tributo e, ao mesmo tempo, torná-los mais conhecidos fora do seu território.

O resultado desse tributo é a exposição Povos Originários - Guerreiros do Tempo. Com o olhar atento e simultaneamente terno e aquela sua técnica de sempre, Stuckert capturou de forma sublime, em imagens grandiosas e de forte impacto, a beleza e a alma dos povos originários do Brasil: as crianças que brincam no rio; o ritual da ‘ayahuasca’; o arco e a flecha do caçador; o ‘pajé’ majestoso; a canoa entalhada no tronco; o ‘kuarup’, homenagem anual aos mortos; o jovem casal grávido; o velho cacique Raoni.

Retractando nove etnias, como os Yanomami, os Ashaninka, os Yawanawá, os Kalapalo, os Kayapó, os Pataxó, os Kaxinawá, os Xukuru-Kariri, os Korubo e outros povos isolados, Stuckert destaca a importância daqueles que estão na linha de frente da luta pela preservação dos nossos recursos naturais de importância capital para a vida em todo o planeta.

“A fotografia é minha forma de vida, é a maneira como eu vejo o mundo”, diz o autor, assumindo que esta exposição é a sua visão da vida e da magnitude desses povos.

 

Sobre Ricardo Stuckert, 30 anos de fotografia

Ricardo Stuckert, 52 anos, tem mais de três décadas de experiência, tendo sido ao longo de oito anos fotógrafo oficial da Presidência da República nos primeiros dois mandatos (2003-2010) de Luiz Inácio Lula da Silva, cargo a que regressou no início deste ano.

No início de carreira, ‘Stuckinha’, como é conhecido no Brasil, trabalhou em órgãos de comunicação como “O Globo” e “Veja”, e recentemente foi director de fotografia do filme ‘Democracia em Vertigem’, da brasileira Petra Costa, nomeado para o Óscar do Melhor Documentário 2020 da Academia de Hollywood.

 

Patente ao público de 22 de Abril a 16 de Julho 2023

 

Horários:

De terça a domingo das 11h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)

Encerra segundas e feriados.

 

Bilhetes à venda na Tickteline e Palácio Anjos, preço base 2€ com descontos aplicáveis