O Museu de Lisboa apresenta exposição sobre o passado e o presente (e talvez o futuro) das hortas na cidade ao longo do tempo. A partir de 23 de Outubro, no Pavilhão Preto do Palácio Pimenta.
As hortas de Lisboa foram, desde tempos remotos, um elemento particular da paisagem urbana. Têm sido fundamentais para a subsistência das populações da cidade: nos quintais, nos vales irrigados e nas cercas conventuais, nas quintas da periferia e nas moradias da burguesia, nos logradouros, em terrenos baldios e, mais recentemente, nos parques hortícolas.
Actualmente, as hortas são essenciais para a soberania, a segurança e a sustentabilidade alimentar das cidades. Mas são também lugares de fruição e de encantamento que espelham, na sua diversidade, as configurações da malha urbana e a composição demográfica da cidade. Numa abordagem multidisciplinar, esta exposição apresenta, através de cartografia, pintura, literatura, fotografia e vídeo, os territórios e trajetos, práticas e narrativas, personagens, estratégias e políticas do universo das hortas da cidade.
Desde a Idade Média aos dias de hoje, entre olhares históricos e contemporâneos, descobre-se o fascinante mundo das hortas de Lisboa.