Fernando Mendes com “Insónia” em Portimão

Fernando Mendes com “Insónia” em Portimão
Foto: DR

Fernando Mendes, o conhecido apresentador do programa “O Preço Certo”, apresenta-se a solo no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Em palco, Fernando Mendes, interpreta a personagem Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos.

 

INSÓNIA”, um espetáculo para brincar com coisas sérias.

 

Os bilhetes já se encontram à venda.

 

TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

1, 2 e 3 de Agosto de 2024

Quinta, Sexta e Sábado: 22h

 

Venda de Bilhetes: www.bol.pt e na bilheteira do teatro

Informações: 282 242 650 / 961 579 917

Preço: 15€ - M/12 - 90M sem intervalo

 

SINOPSE: Em ‘Insónia’, Fernando Mendes estará a solo e encarnará na pessoa de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço. Tanto financeiramente, como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos.

 

Custódio encontra-se à beira do divórcio. A mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida para além de comer, beber e dormir.

 

É um marido ausente e um pai ainda mais. Não tanto por falta de amor, mas mais de energia… Custódio sente-se cansado, pesado e sem paciência. A única ginástica que faz é financeira e a pouca pachorra que ainda vai tendo é para o trabalho. Aos dezassete anos começou a trabalhar como padeiro. Hoje em dia, vende vinho, mas, na verdade, é quase tanto aquele que bebe como aquele que vende. Até gosta do que faz e acha-se entendido em vinhos, não o sendo verdadeiramente.

 

É, em boa verdade, um tipo sem grande profundidade intelectual e sem grandes teses filosóficas. Por sua vez, é desenrascado e tem lábia de vendedor. O típico português de café que fala de tudo sem dizer quase nada.

 

Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, pára para pensar e ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil.

 

Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir.

 

Pelo meio desta ‘Insónia’ vamos assistindo a alguns programas de televisão que Custódio vai vendo para “ver se chama o sono”, onde Fernando Mendes protagoniza momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida.

 

‘Insónia’, um espetáculo para brincar com coisas sérias.

 

Biografia – CUSTÓDIO REIS – PERSONAGEM DA PEÇA “INSÓNIA”

 

Custódio Paulo Domingos Reis. 50 anos. Vendedor de vinhos e licorosos. Natural de Alcobaça. Casado com Sónia Cristina e pai de Rui Jorge.

 

Oriundo de uma família humilde, Custódio gozou toda a sua juventude em Alcobaça e ainda hoje chora quando ouve tocar o sino do Mosteiro. Aos dezassete anos, com os estudos suficientes para poder tirar a carta, troca Alcobaça pelo Fogueteiro, onde consegue o seu primeiro emprego, como ajudante de panificador, na Padaria ‘O Cacete’. Lutador por natureza, nem quatro anos depois, Custódio chega a padeiro-chefe, onde ganha, entre outros prémios, o troféu de ‘Melhor Pão de Forma com Pinhões’ do concelho de Almada.

 

Namoradeiro – mais nos primeiros dias do mês –, assim que Custódio põe a vista em cima de Sónia, percebe que é a mulher da sua vida. Paga-lhe quatro meias de leite até ela aceitar namorar com ele. Apaixonaram-se. E partem à descoberta do Mundo. Só no primeiro ano conhecem a Sobreda da Caparica, o Feijó, Azeitão e Palmela. E, juntos, fazem planos. Muitos planos…

 

Casar, foi o primeiro a concretizarem. No registo civil. Apenas os dois. O apaixonado casal que mais não pedia do que “amor e uma… paella”.

 

A viverem os primeiros anos de casados num rés-do-chão arrendado, na Rua Paco Bandeira, ao lado da boite ’Virilha’, Custódio – a dar os primeiros passos no mundo dos vinhos e licorosos – e Sónia pensam em alargar a família. Ter um filho. Tendo consciência que se trata de mais uma despesa, Custódio vê-se obrigado a fazer uma escolha imperial: ter um filho ou ter Sport TV?

 

Sete anos depois, Custódio é pai. De um rapaz. Mudam-se para um T2 novinho em folha, quase à beira-mar. Mais concretamente, a vinte e dois quilómetros da praia. Na Quinta do Conde.

 

Duração: 90m, sem intervalo

 

FICHA TÉCNICA:           

Texto: Roberto Pereira / Encenação: Roberto Pereira

Elenco: Fernando Mendes / Produção: Paulo Martins