Festa do Solstício de Verão regressou à aldeia de Garganta e à Necrópole Medieval das Touças
A Festa do Solstício de Verão, que decorreu durante a noite de ontem, 20 de Junho, organizada pela Associação de História e Arqueologia de Sabrosa e o município de Sabrosa, regressou à aldeia de Garganta e à Necrópole Medieval das Touças, na Freguesia de São Martinho de Anta, e tornou-se memorável para todos os que acorreram ao evento.
A Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Martinho Gonçalves, marcaram presença no evento tão aguardado por todos, e mostraram o seu contentamento com a realização desta iniciativa simbólica que, pelo segundo ano consecutivo promove a história, a tradição, o património arqueológico e cultural do concelho de Sabrosa, no dia mais longo do ano, que marca o início do Verão.
O evento iniciou junto ao Pólo Arqueológico da Garganta, onde os visitantes tiveram a oportunidade de saborear a gastronomia típica da região nas tasquinhas, onde não faltou a comida nos potes, com chanfana de cabra e sopa da pedra, as bifanas e a carne grelhada, o nosso néctar de eleição, o vinho, e a venda de licores e de mel, com animação ao som do grupo “A Trouxa Mouxa - Gaiteiros de Vila Real”.
O programa teve continuidade com a Filandorra - Teatro do Nordeste, com a peça “Animação de Rituais Celtas - Jogos de amor, Casamentos e Divertimentos” e com a actuação do grupo tradicional Andarilhos, que fez as delícias de todos os presentes.
Já de madrugada, teve lugar uma Queimada e esconjuro que trouxe o misticismo e a curiosidade, e que foi dada a provar a todos os visitantes, que de seguida se dirigiram para a Necrópole Medieval das Touças para contemplar o nascer do sol, acompanhado da encenação teatral "Na Senda do Druida”, e ao som do Grupo Musical Eyes Color Dream.
De regresso ao Polo Arqueológico da Garganta, e com a certeza de que a Festa do Solstício de Verão foi um enorme sucesso, ficou a promessa de que voltará em 2024.