FESTIVAL A ESTRADA 2023 - Entre a Serra de São Francisco e o mar da Costa de Santo André
O Festival A Estrada implementa-se ao longo de uma das estradas municipais mais bonitas de Portugal, a Estrada Municipal 544, situada numa das regiões com menor densidade populacional, onde o verde da floresta e o azul do mar são as manchas dominantes na imensidão das paisagens que se avistam da linha de festo da Serra de São Francisco.
A primeira edição do festival, em 2021, ainda condicionada pela pandemia, ganhou o prémio “Best New Festival – National Winner” nos Iberian Festival Awards. A segunda edição consolidou a proposta e chegou a novos públicos, com uma programação mais ambiciosa, que incluiu artistas locais, nacionais e internacionais e uma homenagem ao mestre da guitarra portuguesa António Parreira, oriundo da região onde o festival se realiza. Paralelamente, houve também teatro, dança, aulas de yoga, passeios e caminhadas, provas de vinho e de azeite da região.
A edição de 2023, de 9 a 12 de Agosto, vem aprofundar e precisar o conceito original e pertinente do evento: a experiência de um território através de uma programação cultural com foco na música, ao longo da estrada que liga a Serra de São Francisco à linha de praias da Costa de Santo André, qual espinha dorsal entre a Serra e o Mar, serpenteando encosta abaixo pelo verde do montado e sempre com o azul do oceano em pano de fundo.
Um evento fortemente sustentado por parcerias com entidades cuja acção visa a preservação das características endógenas de um território, bem como cada vez mais apoiado pela estrutura social e económica da do concelho de Santiago do Cacém. O festival participa activamente na preservação da autenticidade cultural e do carácter paisagístico e humano da região, integrando a população local, a nova população residente constituída por muitos estrangeiros, os veraneantes que passam as suas férias na região e aqueles que já visitam a região só pelo festival. Uma mistura bonita de todo o tipo de pessoas, num ambiente informal e descontraído. Um festival verdadeiramente único e para todos!
Posicionando-se como um evento de nova geração, inovador, ecológico e integrador, o festival tem como premissas a itinerância da programação ao longo de lugares icónicos do território e o enquadramento das suas propostas artísticas na paisagem, com o mínimo ruído visual possível e o máximo foco na relação com o espírito de cada lugar.