Festival de Curtas de Vila do Conde leva filmes premiados a todo o país

Festival de Curtas de Vila do Conde leva filmes premiados a todo o país
A 28ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 11 de Outubro, com a cerimónia de encerramento e anúncio dos filmes premiados. Este ano, e tal como nos anteriores, o Curtas Vila do Conde volta a percorrer o país com uma selecção de alguns dos melhores filmes desta edição.
 
O “Best of Curtas” exibirá alguns filmes premiados, e a sessão “Curtinhas”, dedicada aos mais novos, é composta por pequenos e divertidos filmes pensados para toda a família. As extensões do 28º Curtas Vila do Conde tiveram início dia 15 de Outubro e prolongam-se até Fevereiro de 2021, em diferentes cidades de todo o país: Lisboa, Porto, Silves, Vila Real, Viseu, Odivelas, Madeira, Pombal e Évora. No programa “Best of Curtas” serão apresentados os filmes “Elo” de Alexandra Ramires (vencedor do prémio de Melhor Animação), “Hidden” de Jafar Panahi (vencedor do prémio de Melhor Documentário), “Dustin” de Naïla Guiguet (vencedor do prémio de Melhor Ficção) e “Physique de la Tristesse” de Theodore Ushev ( vencedor do Prémio do Público da Competição Internacional).
 
Para os mais pequenos, a sessão "Curtinhas" apresenta uma selecção desta competição do festival onde o próprio júri é composto por crianças: “Au Large” de Mathilde Pepinster, “Black & White” de Jesús Pérez e Gerd Gockell, “The Witch and the Baby” e “O 28” de Otalia Caussé, Geoffroy Collin, Louise Grardel, Antoine Marchand, Robin Merle e Fabien Meyran, “Tobi and the Turbobus” de Verena Fels, Marc Angele, “Mathilda and the Spare Head” de Ignas Meilunas e “Luce & Me” de Isabella Salvetti. Em Lisboa e Porto, a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Trindade recebem um programa especial de duas sessões. Na Cinemateca Portuguesa, a primeira sessão inclui os filmes “Noite Turva” de Diogo Salgado”, “O Rio Invisível" de Pham Ngoc Lân, “Dustin” de Naïla Guiguet, “Hidden” de Jafar Panahi. No Cinema Trindade, o programa alinha-se com “O Nosso Reino” de Luís Costa, “O Rio Invisível" de Pham Ngoc Lân, “Dustin” de Naïla Guiguet, “Hidden” de Jafar Panahi. A segunda sessão, marcada na Cinemateca Portuguesa e no Cinema Trindade, integra os filmes “Elo” de Alexandra Ramires, “South” de Morgan Quaintance e “Physique de la Tristesse” de Theodore Ushev.