Inauguração exposição “Pedro Calapez. Deste espaço luminoso e obscuro" em Aveiro

Inauguração exposição “Pedro Calapez. Deste espaço luminoso e obscuro" em Aveiro
Fotografia: Pedro Calapez, Sem título 02 (detalhe),1982. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Doação de Maria de Belém Sampaio em 2020. Fotografia © Filipe Braga

A exposição Pedro Calapez. Deste espaço luminoso e obscuro, inaugura a 21 de setembro, às 18:00, no Museu de Aveiro / Santa Joana, com a presença do artista.

Iniciando o seu percurso pelo desenho, Pedro Calapez (Lisboa, 1953) afirma-se no campo da pintura a partir do início dos anos 1980, construindo uma obra que cruza ambas as práticas no espaço e no tempo. A exposição Pedro Calapez. Deste espaço luminoso e obscuro apresenta um conjunto de obras da Coleção de Serralves, da Coleção do Município de Aveiro e da Coleção do artista que sublinham a relação complementar entre pintura e desenho que substancia a sua prática desde o final da década de 1970 até à atualidade.

Incluindo trabalhos nunca antes apresentados, a exposição afasta-se do universo da cor para revelar outros aspetos fundadores na prática de Calapez alicerçados nos diálogos que estabelece com a história de arte, com a literatura e com a arquitetura.

Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.