Isabel Rio Novo no Café com Letras
O próximo “Café com Letras”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de Língua Portuguesa e estrangeira e o seu público, será constituída por uma sessão dupla. A convidada será a escritora Isabel Rio Novo que vai estar à conversa com José Mário Silva e Ana Daniela Soares, sobre a biografia de Agustina Bessa-Luís, 'O poço e a estrada', a propósito da comemoração do centenário do seu nascimento. Na segunda parte da conversa Isabel Rio Novo falará também do seu novo livro 'Madalena'. Este encontro está marcado para o dia 21 de outubro, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide.
Isabel Rio Novo nasceu no Porto, onde se doutorou em Literatura Comparada. Leciona Escrita Criativa e outras disciplinas no âmbito da literatura, cinema e outras artes, sendo autora de diversas publicações académicas nessas áreas. Enquanto ficcionista, é autora da narrativa fantástica “O Diabo Tranquilo” (2004), a partir de poemas de Daniel Maia-Pinto Rodrigues, da novela “A Caridade” (2005, Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes), do livro de contos “Histórias com Santos” (2014) e dos romances “Rio do Esquecimento” (2016, finalista do Prémio LeYa e semifinalista do Prémio Oceanos), “A Febre das Almas Sensíveis” (2018, finalista do Prémio LeYa) e “Rua de Paris em Dia de Chuva” (2020, finalista do Prémio Europeu de Literatura e do Prémio de Narrativa do PEN Clube). Em 2019, publicou “O Poço e a Estrada”, uma biografia de Agustina Bessa-Luís. “Madalena” é o seu mais recente romance.
José Mário Silva nasceu em Paris, em 1972. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jornalista desde 1993, passou pelo Diário de Notícias, RTP2, Time Out Lisboa e coordenou a secção de Livros do jornal Expresso, com o qual continua a colaborar com recensões literárias e outros textos, além de ser colaborador permanente da revista Ler. Publicou dois livros de poemas (“Nuvens & Labirintos”, Gótica, 2001; “Luz Indecisa”, Oceanos, 2009) e um de narrativas curtas (“Efeito Borboleta e outras histórias”, Oficina do Livro, 2008). É autor do Bibliotecário de Babel, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura.
Ana Daniela Soares é licenciada em Enfermagem e Ciências da Comunicação. Integra os quadros da RTP em 2004. Apresenta e fez reportagem em vários programas, concertos e emissões especiais na Antena 1 e Antena 2. Em 2013, é distinguida com o Prémio Pró-Autor, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2014, coordena o projeto solidário Toca a Todos. Desde 2015 integra o canal de informação RTP 3 onde coordena e apresenta o programa “Todas as Palavras”. Atualmente, na Antena 1, assina a rubrica “À volta dos livros”, e realiza e apresenta o programa “A páginas tantas”, com Inês Pedrosa, Rita Ferro e Patrícia Reis.
Esta iniciativa é aberta ao público, até ao limite da lotação disponível, e sem marcação de lugar.
A sessão também será transmitida em direto no Facebook do Município de Oeiras, das Bibliotecas Municipais de Oeiras, Oeiras27 e canal Youtube do Município de Oeiras.