José de Oliveira e Emanuel Oliveira expõem pintura na COMUR-Museu Municipal da Murtosa
A COMUR-Museu Municipal da Murtosa recebe, de 1 a 31 de Maio, uma exposição de trabalhos de pintura dos artistas plásticos Murtoseiros Emanuel Oliveira e José de Oliveira.
Pai e filho, José e Emanuel, partilham a sensibilidade artística, com distintas abordagens criativas, tendo em comum a pintura. Esta será a sua primeira exposição conjunta.
A inauguração da mostra terá lugar no dia 1 de Maio, pelas 16H00. A entrada é livre.
JOSÉ DE OLIVEIRA
José Manuel Marques de Oliveira, nascido na Murtosa, a 6 de Junho de 1969, tem sido mencionado como "o mais famoso, prolífero e inovador pintor de painéis de barcos moliceiros da actualidade".
Desde muito cedo manifestou interesse e aptidão para o Desenho e para a Pintura. Iniciou a sua actividade profissional nos "Estaleiros Navais de S. Jacinto", em Aveiro, como traçador planificador especializado, tendo simultaneamente executado outros trabalhos de natureza artística naquela empresa.
Após ter frequentado cursos de pintura e desenho, passou a trabalhar profissionalmente nessa área, a partir de 1995, tendo efectuado exposições e dirigido diversos cursos de pintura, que ainda perduram.
Em 2008 é convidado para dirigir o atelier "Artes e Ofícios", em Pardelhas, Murtosa. Em 2010 efectua a pintura do altar-mor da nova Igreja de S. Bartolomeu, no Roxico, em Estarreja. Ao longo dos últimos anos tem vindo a desenvolver trabalhos na área da Escultura, sendo a obra mais recente, "A Garça-Vermelha", encomendada pela Câmara Municipal de Estarreja para assinalar o encontro internacional "Observaria 2014".
Foi convidado para realizar vários trabalhos de restauro de Arte Sacra para a Diocese de Aveiro e igualmente a fazer-se representar com trabalhos de pintura para a "Expo 98", tendo ainda criado, na área da heráldica, o Brasão da Junta de Freguesia de S.Jacinto.
Tem tido participação em exposições comemorativas do Dia de Portugal, nos Estados Unidos da América. É detentor de vários prémios em concursos de Pintura e Escultura.
Conta já com 58 exposições individuais e 43 colectivas. Está representado em várias colecções dispersas por Portugal e diversos países do mundo.
Desde 1989 que é responsável pela pintura da maioria dos painéis de barcos moliceiros existentes na Ria de Aveiro. Nesse mesmo ano, a convite do Prof. Dr Claude Rivalls, Professor de Sociologia e Antropologia da Universidade de Toulouse, trabalhou com a equipa, deslocada em França, num livro e documentário sobre a pintura dos painéis dos Barcos Moliceiros.
Ao longo destas três décadas, este artista multifacetado tem vindo a desenvolver exemplarmente um trabalho artístico diversificado: desde a pintura, escultura, restauro de arte sacra, pintura de painéis de azulejo, de murais, heráldica, criação e produção de carros alegóricos, até à pintura e decoração dos painéis dos barcos moliceiros. Sendo, este último, o seu "cartão de visita" no ambiente artístico da região lagunar - o "pintor da Ria" há 30 anos.
Em 2019 comemorou 20 anos de trabalho dedicado à pintura dos painéis dos barcos moliceiros. Foi homenageado, na sua terra natal, na Murtosa, a 2 de Agosto com a publicação de um livro, editado pelo Município da Murtosa, que reúne o seu acervo fotográfico de painéis, pintados por ele ao longo de três décadas. Foi-lhe dedicada a obra, intitulada de "Memórias. 30 anos a pintar a Ria".
Desde 2019, lecciona aulas de pintura, na Oficina de Artes da Murtosa, a alunos do 3º e 4º ano de escolaridade.
Em 2021 realizou a pintura de um mural que retracta a Última Ceia, na Igreja de S. Bartolomeu, em Estarreja.
EMANUEL OLIVEIRA
Emanuel Oliveira nasceu na Murtosa, em 1989. A sua paixão pela arte começou muito cedo devido à influência do seu pai, José de Oliveira, artista plástico.
No ano de 2009 ingressou na Universidade com vista ao aperfeiçoamento do seu conhecimento na área das Artes, nos seus mais diversos domínios. Foi, também, nessa altura, que teve o seu primeiro contacto com o mundo das tatuagens.
O seu conhecimento começou a crescer gradualmente e a ser aprofundado e, no ano de 2013 , viu o seu trabalho reconhecido ao ser convidado para fazer algumas tatuagens numa loja da especialidade, de nome Sublimevillla, em Aveiro, Portugal. Este reconhecimento não ficou por aqui e, em 2014, tornar-se tatuador residente na mesma loja. Foi assim que começou o seu percurso e a sua carreira como Artista Profissional.
Emanuel divide o seu tempo e a sua dedicação por dois mundos distintos, mas que se complementam: o das tatuagens e o da pintura. Neste, ele encontra o conforto e a inspiração de que necessita e que constitui a base fundamental das suas criações.
No mundo da tatuagem o Emanuel é completamente autodidata e um artista multifacetado no que concerne ao seu estilo. A experiência e, consequentemente, o crescimento pessoal que foi adquirindo, tornaram-no apto a fazer qualquer estilo de tatuagem. Contudo, ele acabou por desenvolver um estilo técnico próprio e o realismo (a cores ou a preto e branco) tornou-se, assim, o seu grande ponto forte e de maior destaque.
Toda a sua paixão e dedicação começam a ser reconhecidas e apreciadas um pouco por todo o mundo. Hoje em dia participa em Convenções em vários países acabando por se tornar Artista Convidado em muitos eventos e estúdios no Mundo da Tatuagem.
O seu trabalho continua a ser apreciado e reconhecido onde quer que vá, tendo sido premiado por diversas vezes nas convenções das quais fez parte.
O reconhecimento do seu trabalho também se traduz nos diversos patrocínios que tem vindo a receber das melhores marcas do mundo da tatuagem.