Leões da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 irão rugir nos ralis ibéricos pelo sexto ano consecutivo

Leões da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 irão rugir nos ralis ibéricos pelo sexto ano consecutivo
Fotografia: D.R.

Lançada em 2018 e assumindo-se de imediato como uma iniciativa de enorme sucesso, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA prepara o regresso aos troços cronometrados de Portugal e Espanha, para os seis ralis que irão compor o Calendário de 2023, três de cada lado da fronteira, com provas em pisos de terra e asfalto pontuáveis para diferentes séries, WRC incluído.

Objectivo: encontrar os sucessores da dupla Diego Ruiloba / Angel Vela, os Campeões da copa de 2022 e que, por via desse resultado, conquistaram o Grande Prémio, levando a que o piloto seja, este ano, Piloto Oficial da Stellantis Motorsport no SuperCampeonato de Espanha de Ralis, com uma viatura da categoria Rally2.

Quanto à sexta temporada da copa ibérica, teremos em liça um plantel renovado aos comandos dos pequenos Peugeot 208 Rally4, leões de competências comprovadas ao nível da competitividade e fiabilidade. Este produto da Peugeot Sport, tem permitido, de há quatro anos a esta parte, lutas titânicas pelas vitórias dos diferentes ralis que têm composto a copa nas diferentes épocas, em ambos os lados da Península Ibérica, marcando o ritmo das emoções no Campeonato de Portugal de Ralis e no SuperCampeonato de Espanha de Ralis.

Coorganizada pela PEUGEOT Portugal e a PEUGEOT Espanha, com o apoio logístico da Sports & You, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA tem permitido aos jovens talentos ibéricos, bem como a outros de diferentes origens, progredirem nas suas carreiras dos ralis, elevando-os a voos mais altos, a nível internacional.

Reafirmando-se como o troféu de referência na Península Ibérica, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA conta com um muito aliciante montante de prémios, no valor acumulado de 120.000 euros e distribuídos por rali. No final da época, o destaque vai para o Grande Prémio, que permitirá ao Campeão de 2023 o acesso a um Programa Oficial no próximo ano.

O primeiro encontro está já agendado para o final do mês de Abril, no Rali Terras d’Aboboreira, numa copa que evoluirá depois, até Outubro, pelo Vodafone Rally de Portugal (prova do WRC), e pelas regiões de Ourense, Ilha da Madeira, Astúrias e Catalunha. Que ganhe o melhor!

3… 2… 1… GO!!!

Ultimam-se os preparativos para Temporada 6 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, a primeira das iniciativas de ralis de abrangência ibérica cujo lançamento ocorreu em 2018, de imediato granjeando um sucesso hoje amplamente reconhecido. A então inédita iniciativa já consagrou cinco Campeões, pilotos que, entretanto e fruto desse resultado máximo, elevaram as suas carreiras a novos patamares, dando o salto para outras categorias e competições de ralis, a nível nacional e internacional.

O calendário de 2023 desta competição coorganizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com a logística a cargo da Sports & You, volta a compor-se por um total de seis eventos, divididos pelas duas fronteiras e em pisos de terra e de alcatrão. Será um mix de provas pontuáveis não só para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR, sob a égide da FPAK) e para o SuperCampeonato de Espanha de Ralis (SCER, sob a égide da RFEDA), como para três iniciativas da FIA: Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), European Rally Trophy (ERT) e International Iberian Trophy (IIT).

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 iniciar-se-á já no final do mês no Rali Terras d’Aboboreira (nos dias 28 e 29 de Abril), jornada pontuável para o CPR e o primeiro dos dois eventos lusos do ERT, a que se seguirá o mundialista Vodafone Rali de Portugal (11 a 14 de Maio), prova do WRC e do CPR. Este rali terá, este ano, a particularidade de integrar o plantel desta copa ibérica apenas no percurso do dia de sábado (dia 13 Maio), o mesmo que é válido para o Campeonato de Portugal de Ralis de 2 Rodas Motrizes.

Dessas duas jornadas em terra, o plantel da copa ruma aos pisos de asfalto do Rallye Ourense (17 a 18 de Junho), pontuável para o SCER, fechando-se a primeira metade desta Temporada 6 da iniciativa ibérica. Mês e meio depois, será, de novo, no asfalto que se fará o regresso à contenda, então com uma estreia no Rali Vinho Madeira (3 a 5 de Agosto), conceituada jornada na “Pérola do Atlântico” que, em 2023, pontua para o CPR e para o ERT da FIA, Raly & You Madeira para além do Campeonato da Madeira de Ralis.

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 completar-se-á em dois ralis do SCER, com o Rallye Blendio Princesa de Asturias - Ciudad de Oviedo (09 e 10 de Setembro), este ano com um percurso misto em terra e asfalto, a que se seguirá o sempre espetacular RallyRACC Catalunya - Costa Daurada (20 e 21 de Outubro), este ano corrido em terra, percurso que definirá os rankings finais de Pilotos, Navegadores e Equipas, consagrando os Campeões de 2023.

“Na senda do sucesso das cinco edições anteriores, orgulhamo-nos de apresentar a sexta temporada desta nossa iniciativa PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, que visa fazer eclodir futuros talentos, ou confirmar outros, nesta modalidade, colocando-os frente a frente com nomes de créditos firmados que veem, neste troféu, um vector para continuar a evoluir e a estruturar as suas carreiras nos ralis, quiçá levando-os à realização de um sonho e a desenvolver programas desportivos ainda mais sólidos, em alguns casos, elevados a novos patamares dos ralis internacionais”, refere João Mendes, Diretor da PEUGEOT Portugal e Espanha. “A competição e a competência desportiva estão no ADN da Peugeot e, em particular nos ralis, estão no PEUGEOT 208 Rally4 que serve de base a esta copa, um ‘leão’ de qualidade comprovadas que, desde há três anos, tem permitido acesas lutas pelas vitórias e pelos títulos em ambos os lados da fronteira ibérica. Trata-se de um modelo que transmite os valores da marca PEUGEOT, sendo vencedor, fiável e acessível, num claro contributo para a imagem de sucesso do modelo de série que lhe serve de base. E, num período em que a sociedade é chamada a desempenhar o seu papel na transição energética, destaco ainda a particularidade de termos em algumas provas uma unidade 100% eléctrica e-208 como ‘Carro de Segurança’. É um espelho da transição energética que abraçámos na PEUGEOT e da qualidade dos nossos produtos electrificados que levam os clientes a elegerem-nos como um ‘player’ de referência nesse mercado.”, acrescentou.

CALENDÁRIO DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023

28 e 29 de Abril, Rali Terras d’Aboboreira, Terra, Portugal

11 a 14 Maio, Vodafone Rally de Portugal, Terra, Portugal

17 e 18 Junho, Rally de Ourense, Asfalto, Espanha

3 a 5 de Agosto, Rali Vinho Madeira, Asfalto, Portugal

9 e 10 de Setembro, Rallye Blendio Princesa de Asturias - Ciudad de Oviedo, Asfalto e Terra, Espanha

20 a 23 Outubro, RACC Catalunya/Rally de España, Terra, Espanha

À semelhança do que sucedeu em 2022, alguns dos ralis da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 terão um PEUGEOT e-208 100% eléctrico como “Carro de Segurança”, em apoio às respectivas organizações. Com esta acção, a marca Peugeot volta a sublinhar o seu abrangente processo de transição energética, sendo um dos principais protagonistas em Portugal e Espanha, propondo em ambos os mercados uma cada vez mais ampla gama de produtos eléctricos e electrificados.