Letra a Letra: Jordanas da Literatura Oral e Tradicional
O Letra a Letra – Jornadas da Literatura Oral e Tradicional decorre nos dias 26 e 27 de maio, em Vila Pouca da Beira, no Flag Hotel Convento do Desagravo, e no dia 28 na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira.
É organizado pelo Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o apoio do Flag Hotel Convento do Desagravo, e decorre no âmbito do Projeto de Programação Cultural em Rede Tradição da Serra ao Mar, financiado na totalidade pelo Programa Operacional CENTRO2020, do Portugal2020, que tem o município Oliveirense como líder e os municípios de Cantanhede e Mortágua como parceiros.
O dia 26 de maio é dedicado ao tema “Contos, Rezas e Lendas”. O painel aborda temáticas no âmbito da tradição oral e o papel dos livros na eternização da mesma. À noite, é apresentado o espetáculo “Rezas, Benzeduras e Outras Cantigas”, de César Prata e Vânia Couto, às 21h30.
O dia 27 de maio é dedicado aos dialetos e línguas oficiais, com o Dialeto dos Arguinas “à conversa com” a Língua Mirandesa. O painel deste dia é integrado por especialistas concelhios que trabalharam o Dialeto dos Arguinas e especialistas da região de Miranda do Douro, entre eles, Duarte Martins, professor de Língua Mirandesa, com trabalho dedicado à recolha da Literatura Oral e Tradicional Mirandesa. A noite é dinamizada pelo grupo Galandum Galundaina.
O dia 28 de maio, último dia das Jornadas, decorre no espaço da Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira e é inteiramente dedicado à gastronomia, com a apresentação da Carta Gastronómica da Região de Coimbra. A fechar o Letra a Letra – Jornadas da Literatura Oral e Tradicional, decorre uma visita às Ruínas Romanas e ao Centro Interpretativo de Bobadela para formadores e formandos inscritos no evento.