“Listen” e “Mosquito” são os grandes vencedores dos Prémios Sophia 2021
Os grandes vencedores da décima edição dos Prémios Sophia, que decorreu ontem no Casino Estoril, foram as longas-metragens Listen, da realizadora Ana Rocha de Sousa, e Mosquito, do realizador João Nuno Pinto. A primeira arrecadou 5 e a segunda 6 estatuetas.
Listen vence nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realização (Ana Rocha e Sousa), Melhor Argumento Original, Melhor Actriz Principal (Lúcia Moniz) e Melhor Actriz Secundária (Maisie Sly).
As distinções de Mosquito aconteceram nas categorias de Melhor Actor Principal (João Nunes Monteiro), Melhor Actor Secundário (Filipe Duarte), Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Caracterização/Efeitos Especiais e Melhor Guarda-Roupa.
Destaque também para Amor Fati, de Cláudia Varejão, vencedor de Melhor Documentário em Longa-Metragem, e para a série Terra Nova, de Artur Ribeiro e Nuno Duarte, vencedora na categoria de Melhor Série/Telefilme.
Durante a gala, foram ainda entregues o prémio Sophia Estudante a Abraham Escobedo-Salas, com a curta-metragem “No Fim do Mundo”, e dois prémios Sophia Carreira à actriz Maria do Céu Guerra e ao actor Sinde Filipe.