Lousada Vila Natal a partir de sábado

Lousada Vila Natal a partir de sábado
Foto: DR
Lousada Vila Natal a partir de sábado

No sábado, 30 de Novembro, a partir das 21h00, começa a ser Natal em Lousada, com a iluminação das ruas alusiva à época, a árvore de Natal, a abertura da Pista de Gelo, sessão de fogo-de-artifício e a Cantata de Natal intitulada “Babushka” interpretada pelo Coro Infantil e Juvenil do Conservatório Vale do Sousa.

 

A Avenida Senhor dos Aflitos volta a ser um ponto de encontro onde vai ser possível visitar a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo Ecológica ou o Mercado. Para a Praça das Pocinhas está agendado o Lousada Vila Market, o Fun Park, o espectáculo da passagem do ano, entre outros.

 

Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro vai decorrer o Mercado de Natal Associativo, na Avenida Senhor dos Aflitos. No sábado o horário de funcionamento é entre as 10h00 e as 23h00 e no domingo das 10h00 às 21h00.

 

A Pista de Gelo Ecológica é, mais uma vez, uma atracção para miúdos e graúdos e vai estra em funcionamento de 30 de Novembro a 5 de Janeiro. Para o público em geral, a Pista vai funcionar às sextas-feiras, das 14h00 às 22h00, e aos sábados e domingos, entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 23h00.

 

A Casa do Pai Natal vai poder ser visitada entre os dias 30 de Novembro e 24 de Dezembro. O Pai Natal vai estar pela casa no sábado, 30 de Novembro, entre as 21h00 e as 23h00. Nos dias 11,12 e13, quarta, quinta e sexta-feira, os mais novos que forem visitar a Casa do Pai Natal vão ter a oportunidade de conviver com ele, das 9h30 às 12h00e das 14h00 às17h30. No fim de semana, 14 e 15 de Dezembro, o Pai Natal tem horário de vivitas entre as 15h00 e as 19h00.

 

Férias 5 Estrelas com inscrições abertas

O Município promove a edição de Natal das Férias 5 Estrelas, durante a pausa lectiva, de 18 de Dezembro a 3 de Janeiro.

 

Assim, os mais novos podem passar o seu tempo livre, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, de modo divertido e didáctico.

 

Da lista de actividades destaque para as oficinas de música, expressão plástica e dramática, actividade física, dança, pilates, ioga, culinária, xadrez, informática, andar de bicicleta, entre outras. As Férias 5 Estrelas são ministradas pelos professores das Actividades de Enriquecimento Curricular. As inscrições devem ser efectuadas através do portal SIGA.

 

Lousada Indoor Open

O Complexo Desportivo de Lousada recebe a sétima edição do Lousada Indoor Open. São 50 mil euros em prémios monetários de duas provas W25 pontuáveis para o ranking feminino da ITF. A primeira etapa terminou no domingo e teve como vencedora a belga Hanne Vandewinkel, não sendo a primeira vez que ganha em Lousada, uma vez que em 2020 venceu o J3 Lousada Junior Cup.

 

Yuliya Hatouka e Zhibek Kulambayeva (Cazaqistão) são as campeãs de pares deste primeiro torneio. Levaram a melhor no encontro decisivo sobre o par composto por Polina Iatcenko e a belga Hanna Vandewinkel por 6-3 e 1-6 e 10-4.

 

Entre os dias 26 de Novembro e 3 de Dezembro decorre a segunda fase do torneio, onde vão estar presentes algumas das melhores tenistas internacionais e as melhores portuguesas que regressam a Lousada. A organização é da Associação de Ténis do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Lousada e Federação Portuguesa de Ténis.

 

 “Feitas de ferro, desenhadas a carvão”

Foi apresentado no sábado o espectáculo “Feitas de ferro, desenhadas a carvão”, pela companhia “Era uma vez... Teatro” Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

 

A Vereadora da Ação Social, Dra. Mária do Céu Rocha, destacou que “é de extrema importância consciencializar a sociedade sobre a gravidade da violência baseada no género. Este dia destaca os desafios enfrentados por milhões de mulheres no mundo, vítimas de abusos físicos, emocionais, sexuais, económicos e outras formas de violência muitas vezes perpetuadas no ambiente doméstico”.

 

Ainda na opinião da Vereadora da Acção Social “esta data é crucial para reforçar que a violência doméstica não é um problema privado, mas uma questão social que afecta comunidades inteiras”.

 

A peça fala de 10 mulheres que percorrem um caminho solitário, mas olhos nos olhos enfrentam a robustez da mudança lutando heroicamente contra a violência que teimosamente prevalece. O espectáculo reflecte também o silêncio de muitas mulheres que sofrem as atrocidades de uma sociedade ainda demasiadamente machista.

 

cm-lousada