Madalena Assinala Dia Mundial do Coração
Rastreios de saúde cardiovascular gratuitos e uma caminhada fazem parte do programa dinamizado pela autarquia, com o intuito de assinalar a efeméride, incentivando à adoção de hábitos de vida saudáveis, que permitam reduzir o elevado número de óbitos decorrentes de doença cardiovascular, a principal causa de morte em Portugal, vitimando anualmente 31 mil portugueses, quatro por hora.
A Câmara Municipal da Madalena vai assinalar a 29 de setembro, quinta-feira, o Dia Mundial do Coração, com diversas atividades.
Com o intuito de alertar para a importância da adoção de comportamentos saudáveis no combate às doenças cardiovasculares, que matam diariamente 85 portugueses, será realizada uma caminhada e a construção de uma faixa humana gigante, representando iconicamente um coração.
A par destas atividades, serão ainda realizados rastreios de saúde gratuitos, para toda a população, no Largo Cardeal Costa Nunes, entre as 09h00 e as 13h00, numa parceria entre a autarquia e a Unidade de Saúde da Ilha do Pico (USIP).
Instituído pela World Heart Federation, o Dia Mundial do Coração tem como objetivo incentivar a prática da atividade física e do desporto em todas as idades, promovendo hábitos de vida saudáveis, cruciais na prevenção das doenças cardiovasculares, princípios comungados pelo Município da Madalena, que se associa uma vez mais a esta ação global, em prol do bem-estar pleno de toda a população.