Mais de 80 motas e automóveis clássicos no maior Rider de sempre

Mais de 80 motas e automóveis clássicos no maior Rider de sempre
Fotografia: Joel Araújo

O Rider, o passeio de motas e automóveis clássicos organizado pelo Museu do Caramulo, foi para as estradas da Região Centro e do Planalto Beirão nos dias 9, 10 e 11 de Junho.

Com mais de 80 participantes provenientes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Países Baixos, o primeiro dia do Rider foi marcado pela chuva, que pôs à prova a destreza e resistência de máquinas e condutores em duas e quatro rodas. O desafio foi amplamente superado, por máquinas tão distintas como o Chevrolet Corvette Stingray, o Alfa Romeo GT Junior 1300 Scalino, o Ferrari 400i ou o Rolls-Royce de 1961 que pertenceu à Princesa Margarida, irmã da Rainha Isabel II - do lado dos automóveis - e por motas intemporais como a Laverda 1000, Honda CB750, BMW K1 ou AJS 350 M16, de 1952. Os percursos delineados por setas, ao longo das passagens pelo Grande Hotel do Luso e Penacova, ou pelas estradas sublimes de Góis, com as paisagens monumentais da Serra da Lousã, ofereceram um colorido especial a quem via passar a comitiva de motas e automóveis clássicos, em perfeita sintonia entre si.

No segundo dia, já com São Pedro a dar tréguas, a caravana do Rider saiu para as estradas do Planalto Beirão, com visitas à AM Sport e a uma colecção particular de veículos clássicos. Em Viseu, a Quinta de Marzovelos, com a gastronomia tipicamente beirã em evidência, foi o mote para a partida da caravana de motas e automóveis clássicas pelas vinhas do Dão, com paragem na Quinta de Lemos, para visitar e ficar a conhecer a história dos seus vinhos e dos seus proprietários. No regresso, os participantes tiveram a oportunidade de ver as coleccões de Arte e Veículos do Museu do Caramulo, com o jantar de grupo a ser servido no Caramulo Experience Center, dando a conhecer não só pratos e iguarias tradicionais da região, mas também algumas das actividades que se desenrolam diariamente neste novo pólo do núcleo museológico do Caramulo. 

O terceiro e último dia do Rider 2023 levou todos os participantes pelas estradas da Serra do Caramulo e Vouzela, reeditando alguns dos troços do Rally Dão Lafões. À chegada ao Caramulo, o Benz Dreirad de 1886, o Peugeot Type 19 de 1899, e o triciclo Cudell de Dion de 1898 - recentemente adicionado à colecção permanente do Museu do Caramulo, e que aproveitou esta ocasião especial para fazer a sua estreia entre amantes e conhecedores do mundo dos Clássicos - saíram à rua para receber a caravana do Rider, e fechar com chave de ouro a 12ª edição do passeio de motas e automóveis clássicos organizado pelo Museu do Caramulo.

O passeio Rider já tem data marcada para o próximo ano, decorrendo nos dias 14, 15 e 16 de Junho de 2024.