A EXPO’98 está de volta ao Parque das Nações no 24.º aniversário do Pavilhão do Conhecimento
No próximo dia 25 de Julho, terça-feira, o Pavilhão do Conhecimento vai aventurar-se por terras nipónicas… e não só. A EXPO’98 dá o mote para o 24.º aniversário do Pavilhão do Conhecimento no ano que marca também os 25 anos da maior exposição cultural e temática jamais realizada em Portugal.
Durante os 132 dias da exposição que chamava a atenção para os “Oceanos: Um património para o futuro”, o Pavilhão do Conhecimento – à data Pavilhão do Conhecimento dos Mares – foi um dos edifícios mais visitados. Recebemos mais de dois milhões de visitantes! Onde, hoje, encontram a exposição “Dinossauros: O Regresso dos Gigantes” estava exposto um barco dos estaleiros de São Jacinto.
Este ano, a programação do aniversário do Pavilhão do Conhecimento quis recriar, através da ciência, da música e da dança, o ambiente vivido durante a EXPO’98, com diversos pavilhões dedicados a diferentes temas e países. No Pavilhão da Realidade Virtual entramos num mundo digital e partimos à descoberta da biodiversidade com a ajuda de investigadores, no Pavilhão da China desvendamos a arte e a ciência de fazer chá e no Pavilhão do Japão saboreamos esta cultura milenar num workshop promovido pelo Projecto Cultural e Pedagógico Japão & Portugal. Estes são apenas três dos nove pavilhões que vão ocupar todos os espaços do Pavilhão do Conhecimento, entre as 10.00 e as 18.00.
Também o Pavilhão do Conhecimento dos Mares estará representado no Átrio com uma exposição que mostra como foi projectado pelo Arquitecto Carrilho da Graça um dos edifícios mais emblemáticos da EXPO’98.
Animação de rua, quermesse, workshops de dança… animação não vai faltar! Para encerrar o dia contamos, até às 19.00, com um DJ set para recordar os clássicos que tocavam na rádio à época.
À semelhança da EXPO’98, cada visitante receberá um passaporte que poderá carimbar ao participar nas actividades. Ao completar o passaporte, habilita-se ao sorteio de um de cinco cartões Circuitos Ciência Viva.
Último argumento de peso para os visitarem: em dia de aniversário, a entrada no Pavilhão do Conhecimento é gratuita.