Memoirs: Constelações na Pós - Memória na Europa Pós Colonial

Memoirs: Constelações na Pós - Memória na Europa Pós Colonial

O projecto de investigação Memoirs - Filhos do Império e Pós-Memórias Europeias apresenta os resultados do estudo sobre o impacto das heranças coloniais nas gerações seguintes num encontro que se realiza no próximo dia 4 de novembro, entre as 10:00 e as 20:00, no Grande Auditório da Culturgest.

A investigação segue a questão orientadora: qual é o impacto, na Europa actual, da transferência de memórias do fim do colonialismo nas suas múltiplas dimensões? Neste âmbito, Memoirs procura estudar a forma como o processo de descolonização teve e continua a ter repercussões por meio das memórias transmitidas às gerações seguintes. Através de entrevistas, procurou compreender-se o modo como a memória afecta os filhos e netos tanto de ex-colonizadores como de ex-colonizados, nos países: Portugal, Bélgica e França.

A pós-memória é o conceito que norteia todo o estudo e que se relaciona com outros conceitos centrais como a memória e a transferência intergeracional de memória.

Da investigação resultaram inúmeros artigos e livros que compõem a colecção Memoirs que são agora apresentados.

Para além dos momentos de apresentação de resultados em diferentes formatos e de discussão dos mesmos, o colóquio é também um momento de anúncio da continuidade do projecto através da exposição internacional Oxalá que conta com a curadoria de António Pinto Ribeiro (programador cultural e investigador) e Aimé Mpane (artista visual e Katia Kameli (artista visual).

Memoirs é uma investigação pioneira no estudo do impacto das heranças coloniais nas gerações seguintes. Num momento em que o debate acerca das heranças coloniais é cada vez mais premente, Memoirs traz para a mesa os resultados e discute-os no colóquio onde estarão reunidos investigadores, artistas, curadores e directores de museus.

O colóquio decorre em português, em francês e em inglês. Com tradução simultânea de português - francês e francês - português.

A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete 30 minutos antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala).