O maravilhoso mundo das plantas para descobrir com o Museu do Oriente
Medicinais, tintureiras, decorativas ou bíblicas, as plantas orientais têm uma multiplicidade de usos e funções que o Museu do Oriente dá a conhecer, no próximo mês, num conjunto de workshops dedicados a esta temática.
O primeiro, no dia 6 de Novembro, aborda as características botânicas dos diversos tipos de chá, o seu cultivo e processamento, bem como, as propriedades, benefícios e métodos de preparação. No final do Curso de Chá, os participantes são convidados a provar um chá oriental e a levar consigo algumas amostras.
O workshop sobre as Plantas Tintureiras do Oriente, no dia 13 de Novembro, é uma proposta de iniciação ao universo dos corantes naturais, cheio de magia e simbolismo, onde há ainda lugar à experimentação com pigmentos ricos em cor, e também, história e tradição.
Neste dia realiza-se também o workshop de Bonsai, para abordar os vários temas relacionados com esta arte e, acima de tudo, ensinar a tratar correctamente de um através de exercícios práticos. A sessão pretende desfazer os “mitos do bonsai” e a ideia de que se trata de uma árvore sensível ou que necessita de cuidados especiais.
As Plantas Bíblicas são as protagonistas do workshop online que se realiza no dia 3 de Dezembro e que propõe estudar as plantas que, sob uma perspectiva simbólica e teológica, são com maior frequência referidas nas Sagradas Escrituras. A sessão apresenta ainda as plantas que foram importantes para a economia de Canaã, e que são também mencionadas na Bíblia, e exemplos da simbologia das plantas na Arte Sacra Medieval e Renascentista. No final, os participantes vão ficar a saber de que madeira era feita a Arca de Noé e a Cruz de Cristo, as plantas utilizadas nos óleos de unção e na Coroa de Espinhos, entre muitas outras curiosidades.