Miguel de Castro e Europa em destaque na Biblioteca

Duas exposições, uma dedicada ao poeta Miguel de Castro e outra sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, estão patentes ao longo do mês de Maio na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.
A mostra bibliográfica assinala o centenário do nascimento de Miguel de Castro, pseudónimo literário de Jasmim Rodrigues da Silva, e apresenta uma selecção de obras publicadas entre 1950 e os anos 2000, entre as quais Fruto Verde, Mansarda, Terral, A Sinfonia do Cu e Os Sonetos.
A segunda exposição, comemorativa do Dia da Europa, destaca os 20 princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, agrupados em áreas como igualdade de oportunidades, condições de trabalho justas e protecção social, através de painéis informativos que sensibilizam para os direitos dos cidadãos europeus.
Miguel de Castro (1925-2009) nasceu em Valadares e veio residir com a família em Setúbal em 1934.
Poeta e colaborador da imprensa local, publicou o primeiro livro, Fruto Verde, em 1950. Colaborou com publicações como Távora Redonda, Bandarra, Colóquio Letras, Diário de Lisboa e O Setubalense.
Entre os seus títulos destacam-se Mansarda, Terral, Os Sonetos, De Silêncios e de Sombras e Hoje que a Solidão já não me Pesa.
As duas mostras podem ser visitadas de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00, até ao final de Maio.