Miguel Palma inaugura a 14 de Abril exposição no Hangar

Miguel Palma inaugura a 14 de Abril exposição no Hangar
Fotografia: D.R.

Inaugura no próximo dia 14 de Abril, no Hangar - Centro de Investigação Artística, em Lisboa, a exposição "Recursos Naturais" de Miguel Palma, com curadoria de Pedro Gandanho.

Esta nova mostra de Miguel Palma (Lisboa, 1964) combina peças raramente vistas com uma instalação inédita, traçando uma leitura de um tema recorrente na obra do artista: as interacções da tecnoesfera humana com o meio natural, entre colonialismo e extractivismo, entre delírio e utopia. 

"Ao longo do último quarto de século, usando uma espécie de hipocondria como ferramenta artística, Miguel Palma foi transformando esta progressão do mundo numa narrativa conceptual consistente – da qual aqui se registam alguns vislumbres, amiúde marcados pela violência insidiosa das máquinas que perfuram, revolvem e constroem. Quando se fizer o registo retrospectivo de quem primeiro aderiu à última causa humana justificável, Palma será reconhecido como um pioneiro do fenómeno agora mediatizado e normalizado da eco-ansiedade.

Mas como artista-sismógrafo que é, Miguel Palma também teima em não abandonar um optimismo genuíno e surreal, em que a técnica ainda permite indícios de um desfecho positivo. Assim, ele aponta também caminhos como os que são agora expressos na obra inédita desta mostra: a imaginação de uma utopia híbrida e excessiva, em que os recursos naturais se fundem com a construção humana num qualquer novo equilíbrio artificial. Se a água figurou sempre na obra de Palma como um último recurso utópico, aqui regressa como símbolo de um reencontro onírico com a mãe natureza.", afirma o curador.


A exposição "Recursos Naturais" estará patente no Hangar até ao dia 17 de Junho de 2023.