Museu de Olaria recebe exposição “Terra, mãos e fogo – 35 anos de cerâmica”, de Isabel Azerêdo

Museu de Olaria recebe exposição “Terra, mãos e fogo – 35 anos de cerâmica”, de Isabel Azerêdo
Fotografia: D.R.

A Sala da Capela do Museu de Olaria tem patente, de 14 de Outubro a 1 de Janeiro de 2024, a exposição “Terra, mãos e fogo – 35 anos de cerâmica”, de Isabel Azerêdo.
A presente exposição faz uma retrospectiva dos 35 anos de trabalho em cerâmica de Isabel Azerêdo, que traz ao Museu de Olaria obras que ilustram o seu percurso profissional enquanto ceramista e escultora. Da terra, ela retira a matéria-prima que modela artisticamente, indo buscar às formas mais tradicionais a essência do seu trabalho.
O barro, elemento fundamental da obra de Isabel, transforma objectos, dá-lhes uma dimensão escultórica e uma beleza artística únicas próprias de uma identidade. O desenho é o princípio de cada um dos seus trabalhos.
Isabel Azerêdo trabalha o barro com mestria, cria obras complexas e faz com que o barro se transforme em algo mais sublime. Quando se vêem as suas peças, decorativas e/ou funcionais, percebe-se a sua origem e lembra-se a ancestralidade que está inerente à modelação do barro.


A artista

1966 Nasceu em Lisboa 1982 Curso de Introdução às Artes Plásticas Design e Arquitectura na Escola António Arroio 1986 Curso profissional moldador/modelador cerâmico na escola António Arroio, sob a orientação do mestre Querubim Lapa 1987 Curso de cerâmica de alta temperatura no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual – sob a orientação do ceramista Alberto Cidraes. | Participa em workshop sobre serigrafia/escultura com o ceramista António Pascoal - AR.CO | Assistente para a área de olaria no curso de cerâmica leccionado pelo professor/ceramista António Vasconcelos Lapa, no IADE-Instituto de Arte e Decoração 1988 Participa no workshop sobre vidro soprado com o artista britânico Ray Flavel - AR.CO | Executa esculturas/troféus oferecidos pela publicação das produções cassefaz - “O Actor” 1990 Em itália, estágio com o ceramista Giancarlo Scapim 1991 Ingressa na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde frequenta o 1.º ano 1992|93 Frequenta a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa 1993 Inicia colaboração com o designer Pedro Lunta, apresentando anualmente colecções de design cerâmico com produção de autor 2007 Referenciada no livro do ceramista/escultor Eduardo Nery “Azulejo - apreciação estética do azulejo” pág. 62, ed. Inapa | Inscrita na SPA - Sociedade Portuguesa de Autores com o nº 14645.