Museu do Oriente analisa as relações comerciais entre a Europa e a Ásia
“Negócios do Oriente” é o tema do curso que o Museu do Oriente organiza, nos meses de Fevereiro e Março, e que propõe uma análise aprofundada sobre as trocas comerciais e culturais que, ao longo dos séculos, têm vindo a pautar a relação entre a Europa e a Ásia.
A Rota do Cabo e as Rotas da Seda, o luxo asiático das pedras preciosas, das pérolas e dos tecidos finos, o exótico dos móveis, das lacas e do chá, a descoberta de animais como os elefantes, os pavões, e tantos outros e, até mesmo, a questão da escravatura, são algumas das temáticas abordadas.
Dividido em oito sessões, em formato online e orientado pelo historiador João Paulo Oliveira e Costa, o curso procura evocar os principais negócios, recorrendo aos textos da época às gravuras e aos objectos que são testemunho do papel do Estado da Índia nos negócios do Oriente, como uma potência afro-asiática.
Foi em “busca de cristãos e de especiarias" que os Portugueses chegaram à Índia. Tendo assegurado a criação da primeira rota directa da pimenta entre a Ásia e a Europa, os portugueses cedo diversificaram a gama de produtos transportados nas naus da Índia e envolveram-se em muitos outros negócios afro-asiáticos, como agentes regionais.
Historiador e escritor, João Paulo Oliveira e Costa é professor catedrático da NOVA-FCSH, investigador do CHAM – Centro de Humanidades e coordenador da cátedra da UNESCO “O Património dos Oceanos”.