Museu do Oriente apresenta “Japão, uma Terra de Poetas”
O Museu do Oriente mostra “Japão, uma Terra de Poetas”, um conjunto de desenhos a aguarela e tinta-da-China da autoria de Catarina Quintas, vencedora do concurso de apoio à criação artística da Fundação Oriente. A exposição pode ser visitada a partir de 21 de Janeiro, até 17 de Abril, com entrada gratuita.
A cultura japonesa possui uma beleza infindável, resultante de séculos de tradição e costumes. Contudo, ao longo do tempo, alguns acabaram por ficar perdidos ou foram alterados, dando lugar a novas tradições. Através da tinta-da-China e da aguarela, Catarina Quintas procurou recriar episódios do quotidiano e da dimensão espiritual do mundo nipónico tradicional.
Numa viagem no tempo, em que cada desenho é uma janela para o mundo do Japão tradicional, esta colecção de imagens resulta da investigação, aliada à imaginação de quem admira esta ‘terra de poetas’, a uma distância de milhares de quilómetros.
Foi com este projecto de desenho e ilustração, em torno do Japão tradicional, que Catarina Quintas conquistou o primeiro lugar no Concurso de Apoio à Criação Artística da Fundação Oriente. Para além de uma bolsa de apoio à criação no valor de três mil euros, a artista visual tem agora a oportunidade de ver as suas obras expostas no Museu do Oriente.
Reafirmando o seu papel de agente dinamizador da cultura, das artes e do conhecimento, a Fundação Oriente lançou este concurso, no início de 2021, para fazer face aos constrangimentos decorridos da pandemia de COVID-19 sentidos no panorama cultural e artístico, em especial por jovens artistas ou artistas em início de carreira. A iniciativa inscreve-se na estratégia de apoio à investigação, criação artística e dinamização cultural da Fundação Oriente.