Museu do Oriente organiza formação em Arte para a infância

Museu do Oriente organiza formação em Arte para a infância

O Museu do Oriente, em parceria com a Companhia de Música Teatral, organiza z.Lab Mil Pássaro,  uma formação em Arte para a infância, em formato online, entre 19 de Março e 30 de Abril.

Dirigida a educadores de infância, professores, auxiliares de educação, músicos e outros artistas, psicólogos, terapeutas e outros interessados em arte para a infância, a formação realiza-se em cinco sessões, de três horas síncronas, e 10 horas assíncronas de trabalho de campo. O objectivo é partilhar experiências artísticas e envolver os participantes na vivência de actividades práticas que combinam a música, o corpo e a expressão plástica, através de intervenções em contexto de trabalho e uma reflexão sobre a transferência para o terreno educativo.

O ponto de partida é a apresentação de Opus 8.z, uma peça de música-teatral que foi especificamente desenvolvida para a plataforma Zoom. Pretende-se que os formandos experimentem a emoção da fruição desta obra e que, a partir dessa experiência, explorem territórios expressivos que servirão de inspiração para o seu trabalho.

Pretende-se, assim, desenvolver vocabulários expressivos e estratégias de “criação de criatividades”, alicerçadas na música e explorando os territórios do corpo e da expressão plástica, bem como, adquirir perspectivas e ferramentas de trabalho com relevância no relacionamento à distância com alunos e pessoas em geral.

z.Lab - Mil Pássaros explora novas formas de potenciar a comunicação entre pessoas, tendo como base a plataforma Zoom, revelando o seu potencial na criação de “formas vivas” de fruição artística e promovendo espaços de partilha educativa.

A Companhia de Música Teatral (CMT) explora a Música como ponto de partida para a interacção entre várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da “música cénica” ao “teatro-musical”. A CMT tem desenvolvido um trabalho de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias sobre a importância da experiência musical, em especial nas idades mais precoces. Este trabalho concretiza-se sob formas muito diversas: espectáculos, workshops, projectos educativos, edições, e tem a preocupação de desenvolver, de forma integrada, aspectos artísticos e educativos.