Poetisas viseenses em destaque na leitura encenada “Ah! Não conhecia!” de Lucinda Loureiro

Poetisas viseenses em destaque na leitura encenada “Ah! Não conhecia!” de Lucinda Loureiro
Fotografia: D.R.

Tendo presente que ao longo da História nem sempre foi dado o devido valor às poetisas e mulheres portuguesas da área da cultura, Lucinda Loureiro decidiu resgatar os seus trabalhos e repensá-los nos dias de hoje.  
 
“Ah! Não Conhecia!” é uma sessão de leitura encenada, com direcção artística de Lucinda Loureiro que procura dar o devido valor a poetisas e mulheres portuguesas da área da cultura. A sessão que acontece no dia 02 de novembro, às 21h00, no Teatro Viriato, irá centrar-se em três poetisas da cidade de Viseu, cujo trabalho tem sido esquecido, nomeadamente Judith Teixeira, Rosa Oliveira e Lucinda Loureiro.  
 
Um dos objetivos deste projeto passa por entusiasmar as gerações atuais para a leitura e para a descoberta de mulheres artistas, cujo legado foi e é tão importante para a história da literatura portuguesa.   
 
“Eu fui assistir a uma exposição de pintura na Gulbenkian que era a comemoração de 100 anos de pintura portuguesa feminina. O que me surpreendeu foi que eu não conhecia nada de uma determinada época para trás ou quase nada, nomeadamente as pintoras que pintaram nos anos 20 e 30. Fiquei muito surpreendida porque constatei que mais uma vez as mulheres são esquecidas, não são valorizadas. E isso fez com que eu saísse dali com uma frase na cabeça, "Mulheres esquecidas, mulheres esquecidas". Um bocado irritada com isto. Então achei que podia fazer alguma coisa por este universo, não da pintura, mas da literatura, que é onde me insiro mais como atriz e como diretora de atores. Resolvi começar a trabalhar nisto e convidei duas colegas minhas que também estavam com menos trabalho para começarmos a desenvolver esta ideia. Foi assim que nasceu. Foi de uma revolta e uma vontade de mostrar e de incentivar as pessoas a conhecerem mais autorias femininas”, explica Lucinda Loureiro.
 
Na sessão no Teatro Viriato iremos conhecer Judith Teixeira, Rosa Oliveira e Lucinda Loureiro. Três mulheres que romperam com as normas e as regras sociais. Três poetisas com trajetos/caminhos diferentes.
 
A entrada nesta sessão de leitura encenada é gratuita, mediante reserva de bilhete na bilheteira, através de bilheteira@teatroviriato.com ou 927 412 671.