«O livro do império», de João Morgado: Camões para além da lenda

«O livro do império», de João Morgado: Camões para além da lenda
Foto: DR

Quem era, realmente, Luís de Camões?

Um «trota-mundos sem eira nem beira» que se tornou no grande símbolo da literatura lusófona

 

Século XVI. Os tempos gloriosos do império português chegam ao fim.

O desejado rei D. Sebastião vive para os sonhos de glória. Cego à corrupção da nobreza que prospera aquém e além-mar, permite que a Inquisição imponha o obscurantismo, acusando e julgando as mentes mais iluminadas.

 

Contra tudo e contra todos, um poeta-soldado caído em desgraça decide contar a história épica de um povo para o relembrar da grandeza de outrora e salientar o desvirtuamento do poder que se vive no reino. Mesmo sabendo que corre perigo de vida.

 

Como era a vida dos portugueses no século XVI e como interagiam com os outros habitantes nos territórios além-mar do império? Com tantos inimigos no poder, como pôde ser publicada uma obra que era provocadora aos olhos da Corte e da Inquisição?

 

Em O livro do império, João Morgado conta-nos a saga de Os Lusíadas, o poema épico salvo pela Inquisição para redenção de Portugal. A história de uma obra proscrita que louva os feitos do passado e denuncia a corrupção dos poderosos.

 

SOBRE O AUTOR

João Morgado é um escritor versátil que publicou sete romances, além de contos, novelas, poesia e até histórias para os mais novos. Gosta de explorar diversos temas e experimentar diferentes linguagens, estilos e estruturas narrativas. Tem obras traduzidas para inglês, russo, castelhano, sérvio e chinês e participa regularmente em vários encontros internacionais de literatura.

 

Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo se trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral. Além disso, foi agraciado com o Troféu «Cristo Redentor» pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã, no Rio de Janeiro. Integra o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e foi aceite como Académico na Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, e Associação Luso-Brasileira de Letras, com sede no Rio de Janeiro.

 

Ao longo da sua carreira recebeu os seguintes prémios literários: Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca 2020, Prémio Literário Ferreira de Castro 2019, Prémio «Medalha do Mérito Literário da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral», 2017, Prémio Literário António Gaspar Serrano 2016, Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015, Prémio Literário de Poesia Arandis – Manuel Neto dos Santos 2015, Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d'Escritas 2015, Prémio Literário Alçada Baptista 2014, Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012.

 

FICHA TÉCNICA

Título: O livro do império

Autor: João Morgado

Chegada às livrarias: 17 de Abril de 2024

Páginas: 344

PVP: 17,50€

ISBN: 978-989-724-734-7

 

Clube do Autor Editora