Olhar o mundo com poesia: Haiku no Museu do Oriente
Com o sol em pleno, a Natureza chama por nós e os sentidos despertam. Mergulhar no que nos rodeia e registar as sensações é um dos princípios da poesia haiku. Haiku é uma forma poética tradicional japonesa que o Museu do Oriente dá a conhecer num workshop, realizado em duas sessões, nos dias 22 e 29 de Junho.
Muito além da Literatura, haiku pode ser um estilo de vida, um meio de autoconhecimento, uma possibilidade de cura, um caminho para a Natureza. A partir da observação sensível do mundo à nossa volta, em especial a Natureza, estabelece-se um paralelo com o mundo interior do poeta e destes paralelos nasce um poema, em apenas três versos. Neste workshop, os participantes têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a poesia japonesa, ler e interpretar alguns poemas haiku clássicos e modernos para, por fim, experimentarem a sua escrita.
As sessões são orientadas por Leonor Alfarrobinha, licenciada em Filologia Românica, tendo iniciado os estudos da língua e cultura japonesa em 1990. Em 2003 concluiu uma pós-graduação em Estudos Orientais Gerais e, em 2007, publicou um livro de haikus em português, “O Respirar das Flores”.