Penha Garcia é classificada como “Aldeia de Portugal”
Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, acaba de integrar a Rede Nacional “Aldeias de Portugal”, uma classificação atribuída pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA).
A adesão de Penha Garcia a esta rede foi oficializada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com a entrega do certificado ao presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
A ATA, que gere a Rede Nacional “Aldeias de Portugal”, é composta por vários Grupos de Acção Local que se juntaram para potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais.
A candidatura de Penha Garcia foi apresentada pela Adraces – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, um dos Grupos de Acção Local que integram a Associação do Turismo de Aldeia.
O objectivo é oferecer ao visitante uma experiência rural com base nas comunidades das aldeias classificadas e na inovação na gestão e qualificação dos produtos turísticos, fixando população e criando riqueza e emprego.
Mais do que o final de um processo, a classificação como Aldeia de Portugal é agora o início de um projecto de envolvimento e valorização das comunidades.
Nos próximos meses serão dinamizadas várias iniciativas de animação e promoção das aldeias e dos seus produtos turísticos, sustentadas na genuinidade e nas experiências vividas na ruralidade do nosso território.
As Aldeias de Portugal afirmam-se como um novo conceito na abordagem do Turismo Rural, que se diferencia da restante oferta por proporcionar aos seus visitantes a “Experiência da Ruralidade”, através de um produto único e inimitável, mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer e os usos e costumes.