Ourém celebra conquista das primeiras Eco-freguesias do Concelho

Ourém celebra conquista das primeiras Eco-freguesias do Concelho
Fotografia: DR

Na manhã de 25 de Julho, realizou-se a cerimónia do içar da “Bandeira Verde”, que identifica as Eco Freguesias XXI, na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade e na União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos. Esta distinção marca um assinalável avanço no desenvolvimento sustentável da região e reforça o compromisso com a adopção de práticas ambientais exemplares.

Estas foram as primeiras Eco Freguesias do concelho de Ourém agraciadas com o galardão “Bandeira Verde”, distinção concedida no âmbito do projecto Eco Freguesias XXI, promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), numa cerimónia realizada no passado dia 13 de Julho em Miranda do Corvo.

O gesto protocolar do içar das bandeiras contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e do Vereador Humberto Antunes, que demonstraram o seu reconhecimento pelo feito alcançado.
O Edil felicitou ambas as freguesias e lançou o desafio para que continuem a trilhar este caminho de desenvolvimento sustentável, enquanto inspiração para as restantes Freguesias concelhias. Com orgulho, destacou que, das 131 freguesias premiadas em todo o país, apenas quatro são do distrito de Santarém, e duas delas pertencem ao concelho de Ourém.
Os membros do Executivo Municipal foram recebidos pelos Presidentes de Junta de Freguesia Luís Serras de Sousa e Jorge Lopes, que lideram, respectivamente as Freguesias de Nossa Senhora da Piedade e a União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos.

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade foi distinguida, entre outras iniciativas, pelo seu projecto de digitalização dos serviços, destacando-se a criação do Balcão Digital, que se coloca ao serviço dos fregueses, tornando os serviços mais acessíveis e ágeis, reduzindo também o consumo de recursos físicos.
A União de Freguesias de Rio e Couros e Casal dos Bernardos recebeu o reconhecimento pelo projecto Eco Beatas, iniciativa que consiste na disponibilização de equipamentos para a deposição correcta de beatas em vários espaços estratégicos da autarquia, visando mitigar o impacto ambiental deste tipo de resíduos.