Rede das Aldeias Vinhateiras - Seis aldeias, um destino turístico
A nossa viagem começa em Barcos, concelho de Tabuaço. É uma aldeia portuguesa, com certeza, mas muito mais antiga do que a nação. O Homem vive aqui pelo menos desde a Idade do Bronze, mas os vestígios mais importantes são medievais, com destaque para os diversos solares e casas senhoriais, bem como a Igreja Matriz e o Santuário de Nossa Senhora de Sabroso.
A freguesia, hoje com pouco mais de 600 habitantes, foi sede de concelho até ao século XIX, daí que exista a Casa da Câmara, a cadeia, além de uma antiga casa da roda dos expostos, que acolhia crianças abandonadas.
A aldeia é envolvida por ter- renos em socalco que descem para as margens do Douro – são esses trabalhos de mestria e paciência que ornamentam várias quintas vinícolas, como a Quinta do Serro, narrada pelo escritor Abel Botelho no conto O Serro, de 1898.
Todos os anos, em Outubro, a povoação acolhe a Festa das Vindimas, que inclui provas de vinho, azeite e pão. Os néctares de Barcos acompanham à mesa o arroz de forno, o ca- brito assado, os milhos e diversos enchidos, entre outros pratos típicos da localidade.