Pedro Burmester lança novo disco em concerto no Mosteiro de São Bento da Vitória

Pedro Burmester lança novo disco em concerto no Mosteiro de São Bento da Vitória
Foto: (c) Adriana Romero

A 19 e 20 de Outubro, o Mosteiro de São Bento da Vitória, palco da programação musical do TNSJ, recebe o concerto Variações Goldberg, de J.S. Bach, revisitado pelo pianista portuense.

 

Trinta e dois anos depois da gravação para a EMI Classics, Pedro Burmester revisita as Variações Goldberg, de J.S. Bach. O conceituado pianista portuense iniciou uma digressão em Julho, que se estende até ao próximo ano, e que passa pelo Porto nos dias 19 e 20 de Outubro. O Mosteiro de São Bento da Vitória – palco da programação musical do Teatro Nacional São João, E.P.E. – vai acolher os dois dias de concertos e também o lançamento do novo disco de Pedro Burmester.

 

Obra fundamental na literatura para instrumentos de tecla, as Variações Goldberg representam um desafio para qualquer músico. Para lá da complexidade técnica, Bach combina a maestria da escrita contrapontística com uma abordagem quase matemática, criando uma peça intelectual e emocionalmente envolvente. As Variações Goldberg foram escritas em 1741 para o conde Hermann Karl von Keyserling e tocadas para ele pelo cravista Johann Gottlieb Goldberg, a quem devem o nome.

 

O regresso de Pedro Burmester a estas Variações, numa edição discográfica da Artway Next, pode ser testemunhado ao vivo no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, nos dias 19 e 20 de Outubro, sábado às 19h e domingo às 12h. Os bilhetes para os concertos têm o preço único de 10 euros.

 

Pedimos aos órgãos de comunicação social interessados em acompanhar um ensaio do concerto ou em fazer entrevistas o favor de entrar em contacto connosco.

 

Mais informações em tnsj.pt/variacoesgoldbergdejsbach.