Pedro Nascimento Cabral destaca olhar fotográfico sobre “a devoção e amor” ao Espírito Santo da exposição ‘Divino em Objectiva’

Pedro Nascimento Cabral destaca olhar fotográfico sobre “a devoção e amor” ao Espírito Santo da exposição ‘Divino em Objectiva’
Fotografia: DR

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enalteceu, esta quinta-feira, o olhar fotográfico sobre “o orgulho, devoção e amor” do povo açoriano ao Espírito Santo que a exposição ‘Divino em Objectiva 22’ capta e propõe ao público, no conjunto dos 18 trabalhos fotográficos que podem ser apreciados no Lado Norte do Largo da Matriz até 20 de Julho.

“Quero partilhar a alegria imensa que é estar convosco em mais uma exposição da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores [AFAA], que tem contribuído de forma inequívoca para manter bem viva a chama, a Língua de Fogo, por assim dizer, do Divino Espírito Santo que nos ilumina a todos na busca de valores tão fundamentais como a partilha, solidariedade e entreajuda”, salientou Pedro Nascimento Cabral, durante a inauguração da mostra fotográfica.

A cerimónia inaugural contou igualmente com a presença da presidente da AFAA, do presidente da Câmara Municipal de Alenquer e também de fotógrafos açorianos e alenquerenses que se encontram a registar em fotografia esta 20ª edição das Grandes Festas do Divinos Espírito Santo de Ponta Delgada, depois de terem também feito o mesmo por ocasião das Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer, realizadas no final do mês de Maio.  

“Tenho de vos agradecer pela vossa dedicação e pelo facto de, neste arquipélago, a meio do Atlântico Norte, apoiarem a missão de preservar a tradição do Espírito Santo, sem esquecer o ponto de onde se iniciou esta magnífica devoção à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: Alenquer. Com este vosso contributo, são vocês também responsáveis e co-autores na ligação que Ponta Delgada e o Município de Alenquer hoje firmam em letra de lei”, reforçou o autarca, num dia em que foi formalizado o acordo de geminação entre ambos os municípios.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, considerou importante a natureza do intercâmbio cultural encetado entre fotógrafos, certo de que a residência artística daí resultante reunirá “olhares”, “sentimentos” e “pequenos detalhes” de uma tradição que, sendo comum e apresentando os mesmos símbolos em ambos os territórios, conta com “expressões diferentes”.

No que diz directamente respeito à exposição ‘Divino em Objectiva 22’, a mostra fotográfica volta a integrar o programa das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, apresentando 6 histórias fotográficas da autoria de Jorge Kol de Carvalho (vencedor da edição 2022), José Maria Sousa, José Vaz, Nicolau Wallenstein e Paulo Medeiros.

“Através das suas objectivas os nossos fotógrafos capturam os momentos mais significativos das festividades, registando a devoção, a a alegria e a comunhão que as caracterizam. Ao documentar estes eventos, não só eternizam instantes para as gerações futuras, como também contribuem para a divulgação e valorização da cultura açoriana. Assim, e pela fotografia, a AFAA desempenha um papel activo na preservação e promoção do culto do Divino Espírito Santo, permitindo que este se mantenha vivo enquanto expressão religiosa e cultural, dentro e fora do arquipélago”, deu nota a Presidente da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, Gabi Pontes.

À semelhança de anos anteriores, a exposição fotográfica ‘Divino em Objectiva’ volta a ser promovida pela AFAA em colaboração com a Câmara Municipal de Ponta Delgada.