Poesia e ciência em obra multipremiada sobre o Rio | Fábula

Poesia e ciência em obra multipremiada sobre o Rio | Fábula
Foto: DR

Vencedor do Prémio Andersen para Melhor Livro de Não-ficção, nomeado para várias outras distinções, listas e exposições internacionais, e publicado em 20 países, "O que é um rio?" é uma obra híbrida, difícil de catalogar, entre o álbum artístico e o guia científico, repleta de poesia e conhecimento.

 

Através da conversa entre uma avó e a sua neta, somos levados numa viagem de exploração através dos múltiplos significados de rio. Um rio é um fio. É um caminho, uma casa, um ponto de encontro, um enigma. É superfície e profundidade, energia e reflexo. São as memórias, os cheiros, as histórias contadas em todos os tempos, por aqueles cujas vidas se cruzam no rio.

 

O que é um rio? (ed. Fábula), de Monika Vaicenavičienė. Tradução de Susana Cardoso Ferreira. Nas livrarias a 21 de Outubro. Excerto para leitura aqui.

 

Um rio é um fio, bordando o nosso mundo com padrões maravilhosos, cosendo histórias umas às outras, unindo lugares, épocas e pessoas.

 

SINOPSE

 

«O que é um rio?» pergunta uma menina curiosa à avó, enquanto estão sentadas junto à margem. Como muitas perguntas feitas pelas crianças, esta parece simples, mas a sua resposta abrange o próprio mundo: geografia e história, ciência e religião, indústria e ecologia.

 

Neste livro multipremiado, a autora e ilustradora Monika Vaicenavičienė leva-nos numa viagem de exploração, onde o rio se torna uma lente através da qual podemos compreender as interligações da terra que partilhamos.

 

A AUTORA

 

Monika Vaicenavičienė é uma premiada ilustradora e autora de livros infantis. Nasceu na Lituânia e vive na Suécia. Em 2018, ganhou o Prémio Internacional de Ilustração para novos talentos, atribuído pela Associação de Ilustradores do Reino Unido. O que é um rio? ganhou o prémio Andersen na categoria livro de não-ficção, em 2020, foi finalista de importantes prémios internacionais e seleccionado como um dos melhores livros de 2021 pelo The Washington Post. Está publicado em 20 países.

 

A capa do livro pode ser descarregada aqui em alta qualidade.