Poética da Palavra é mês de intensa programação de teatro

Poética da Palavra é mês de intensa programação de teatro
Fotografia: D.R.

Entre 17 de Março e 15 Abril, a Casa das Artes de Famalicão apresenta o 5º Capítulo da Poética da Palavra, os Encontros de Teatro que constituem um dos seus principais momentos programáticos anuais.  Em, praticamente, um mês de intensa programação, o público pode desfrutar de um total de 9 espectáculos – dos quais 7 são coproduções e 2 em estreia – além das conversas que lhes sucedem e as mesas redondas que colocarão em discussão temáticas centrais da vida em teatro.

 

A Base

De igual forma como um livro que se escreve por capítulos, a Casa das Artes constrói a Poética da Palavra em capítulos anuais, fiel à base fundamental da acção teatral: o texto, a palavra, a voz e o trabalho de actor.

A Poética da Palavra evidencia este universo de elementos cúmplices, aquilo que entendemos como a essência, a ontologia, do teatro. De acordo com o programado, a Casa das Artes quer destacar a interpretação, a relação entre técnica, sentimento íntimo e subjectivo de convicção criadora e a consolidação da personagem, como um processo indissociável de um exigente trabalho pessoal, que é físico e de estudo profundo e inesgotável.

 

Os espectáculos

Os encontros de teatro iniciam com "Lear" de William Shakespeare, nos dias 17 e 18 de Março, às 21h30, numa coprodução da Casa das Artes de Famalicão com Teatro da Didascália, Teatro do Bolhão e Teatro Nacional D. Maria II.

Ainda a 18 de Março, às 17h30, é exibido o filme “Rei Édipo” realizado por Pier Paolo Pasolini. Para quem possa estranhar um filme programado nos encontros de Teatro, refira-se que “Rei Édipo” é uma peça do teatro clássico, da autoria de Sófocles e que no caso se torna cinema pela mão de Pasolini, também ele um dramaturgo de referência.

A 24 Março, às 21h30, é apresentado “Um Rufia nas Escadas”, com encenação de Miguel Loureiro e texto de Joe Orton. Uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão com DOIS (Ninguém Associação Cultural), São Luíz Teatro Municipal, Teatro Aveirense, Theatro Circo Braga e Teatro de Almada.

Nos dias 25 e 26 Março, às 21h30 e às 17h30, respectivamente, estreia “A Acusação da Malvada Cândida às Flores”, uma ideia original e interpretação de Maria Quintelas, com texto e encenação de Pedro Fiuza. Uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão com o Theatro Circo Braga.

Ainda a 25 Março, às 23h00, é apresentado “Palavras Sintonizadas”, o espectáculo que cruza poesia e música, com Sandra Escudeiro e Alberto Teixeira.

No Dia Mundial do Teatro, dia 27 Março, às 21h30, estreia “A Apologia de Sócrates” de Platão, numa coprodução da Casa das Artes de Famalicão com a ACE Escola de Artes de Famalicão.

A 31 Março e 1 Abril, às 21h30, é apresentado “Ela Lobo”, com encenação de Maria João Luís e texto de Ana Lázaro. Uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão com Teatro da Terra - Teatro Municipal de Bragança e o Centro Cultural Raiano.

Nos dias 4 e 5 de Abril, com sessões às 18h00 e 21h30, são apresentadas as encenações do "Baú dos Segredos", o atelier de teatro da Casa das Artes de Famalicão para jovens dos 8 aos 18 anos, sob a responsabilidade de Ana Regueiras, Luísa Alves e Marta João (encenação).

A 14 e 15 Abril, às 21h30, sobe a palco “Que Não Se Fale dos Velhos Tempos”, com encenação de João Cardoso e dramaturgia de Pedro Galiza. Uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão com Grua Crua.

 

As conversas

No fim de cada noite de apresentação, o público terá uma conversa com os actores que protagonizam cada projecto teatral, no sentido de poder conhecer o trabalho, concreto, sobre o texto, a palavra e a sua relação com o corpo (que lhe dá voz), e o processo de construção de cada personagem. São sempre momentos muito vividos e participados!

 

As acções de mediação

No decorrer da programação da Poética da Palavra, todas as pessoas/instituições que manifestarem interesse podem aceder a ensaios abertos das peças programadas. Trata-se da implementação da acção estratégica de mediação da Casa das Artes que tem programada também, no dia 18 de Março, às 10h00, “Marionetão”, uma oficina criativa de construção de marionetas, pela Companhia Krisálida.

 

As mesas redondas

A Poética da Palavra propõe ainda três mesas-redondas, sobre Encenação, Dramaturgia e Ensino Artístico.

Mesa I – Dramaturgia

17 de Março, às 17h00 – CC da Casa das Artes

Moderador:  Luís Mestre, encenador e dramaturgo

Jorge Palinhos, dramaturgo, Director do curso de Teatro da ESAP

 

Mesa II – Teatro e Educação Artística

27 de Março, às 17h00 – CC da Casa das Artes

Moderador:  Helena Machado, Directora Pedagógica da ACE

Vicente Alves do Ó, Realizador de cinema e escritor

Jorge Pinto, Actor e encenador

Bárbara Pais, actriz

Maria Quintelas, actriz

Bernardo Gavina, actor

Vitor Silva Costa, actor

 

Mesa III – Encenação

29 de Março, às 17h00 / ACE

Moderador: João Castro, actor e encenador

Manuel Tur, encenador e actor

Pedro Galiza, encenador e actor

Maria Inês Peixoto, actriz e encenadora

Pedro Barros, actor e encenadora

 

A Casa das Artes de Famalicão é membro da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses com programação apoiada pela DGArtes.