Projecto europeu de educação científica liderado por Portugal

Projecto europeu de educação científica liderado por Portugal
Foto: DR

O PAFSE (Partnerships for Science Education) é um projecto europeu de educação científica, liderado por Portugal, centrado no reforço da literacia em saúde, na desmistificação de mitos e estereótipos associados às áreas CTEM/STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas) e na preparação dos estudantes para seguirem currículos e profissões ligados a esta área, com particular destaque para as ciências da saúde. 

 

Liderado pela ENSP NOVA (Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade Nova de Lisboa), sob condução da investigadora e Professora Carolina Santos, o PAFSE tem como missão desenvolver as competências, curiosidade e o interesse nos estudantes em seguirem currículos e profissões nesta área, bem como prepará-los para serem embaixadores da saúde pública nos seus ambientes de vida.

 

O consórcio de nove entidades construiu clusters de educação de ciência com epicentro nas escolas de ensino secundário, que se traduziram em parcerias com universidades, centros de investigação, empresas, fundações, associações e organizações da sociedade civil.  Os parceiros desafiaram as escolas a abrirem-se à comunidade com o objetivo de enriquecer as atividades de educação CTEM e conectar o currículo das ciências com desafios reais da sociedade e das organizações. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com investigadores, empresários, profissionais de saúde, gestores, cientistas de dados, comunicadores de ciência, economistas da saúde, engenheiros, entre outras profissões relevantes da área CTEM, conhecendo melhor o seu percurso académico e trabalho nas organizações que os empregam.

 

O consórcio preparou ainda professores para explorarem um conjunto alargado de desafios da saúde pública em sala-de-aula e desenvolveu recursos pedagógicos, promovendo a implementação de projetos de base científica e atividades formais e informais de aprendizagem com os parceiros do cluster, recorrendo-se a ferramentas digitais e ambientes de ensino-aprendizagem dinâmicos para promover o desenvolvimento das 21st century skills (ex.: criatividade, capacidade de resolução de problemas, colaboração), competências de gestão de projeto e recolha/análise/interpretação de evidência científica.

 

O PAFSE fomentou a utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projecto (PBL) dada a extensa evidência sobre a sua efectividade na educação das ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Através da metodologia de PBL, os estudantes foram estimulados a desenvolver projectos de base científica que promovem a sua saúde e previnem doença na comunidade. Os projectos de investigação encontram-se enquadrados em cenários de aprendizagem desenvolvidos no primeiro ano de projecto, testados em 40 escolas no ano seguinte e escalados na sua implementação em 2024 através da formação de professores.

 

O cenário de aprendizagem é uma estrutura que promove a aprendizagem eficaz através da identificação de objectivos de aprendizagem, combinação de actividades dinâmicas em ambientes formais e informais, dentro e fora da sala de aula, prevendo a exploração pelos alunos de objectos digitais de aprendizagem desenvolvidos pelo consórcio e a navegação em plataformas digitais desenhadas para o efeito. 

 

"Em cada escola, os desafios da saúde pública foram explorados de forma multidisciplinar, através da constituição de equipas com professores de diferentes disciplinas - ciências, matemática, tecnologias da informação, física, química, geografia, inglês, cidadania. Diversos desafios foram trabalhados – desde as doenças zoonóticas, à preparação para futuras pandemias, ao cancro, doença cardiovascular, diabetes, resistência a antibióticos, sistemas de inteligência artificial na saúde pública, objetivos de desenvolvimento sustentável. No final do processo de ensino-aprendizagem, os alunos sob mentoria dos professores, organizaram eventos públicos de apresentação das suas aprendizagens e, particularmente, da evidência gerada pelos seus projetos de investigação, trazendo propostas e recomendações que beneficiam a saúde e bem-estar da comunidade", explica Carolina Santos, investigadora principal do projeto e coordenadora do consórcio. 

 

O PAFSE – Partnerships for Science Education iniciou-se a 1 de Setembro de 2021 e termina a 31 de Agosto de 2024, financiado pelo Horizon 2020 Framework Programme – programa de apoio à inovação e investigação da Comissão Europeia, com um montante de financiamento no valor de 1,46 milhões de euros. O PAFSE integrou uma montra de 100 projectos seleccionados para apresentação no New European Bahaus Festival, em 2022, e um conjunto de 16 projetos selecionados para apresentação na conferência de alto nível da European Research Agency, 18-19 Setembro, em Bruxelas, pelo seu carácter inovador e impacto na sociedade.

 

A conferência final PAFSE 2024, de apresentação dos resultados, teve como tema “Open Schooling Innovations for Public Health Education” e decorreu no dia 12 de Julho na reitoria da Universidade de Lisboa, com acesso gratuito. 

 

PAFSE em números 

 

- Estimativa do número de professores envolvidos no PAFSE na fase piloto: 149 (Europa) 

- Estimativa do número de alunos envolvidos no PAFSE na fase piloto 

Portugal: 1975 | Europa: 4050 

 

Estimativas da fase de alargamento do projecto SCALE-UP (ano lectivo 2023-2024) 

- Número de professores que fizeram formação (nível europeu): 5709 

Nota: valor subestimado porque ainda falta apuramento de dados da Grécia. 

- Número de escolas que participaram na formação (Portugal):  813 

- Número de escolas que participaram na formação (ENSP NOVA): 372 

- Número de professores que fizeram formação (ENSP NOVA): 1440 

- Número de professores que fizeram formação (Portugal): 3884 

- Lista de Distritos/ Locais de proveniência dos professores: Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Luanda, Angola, Madeira, Portalegre, Porto, Praia (Cabo Verde), Santarém, São Tomé e Príncipe, Setúbal, Timor-Leste, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu 

 

Número estimado de alunos que usufruíram do projeto PAFSE a nível europeu e Palop ao longo de três anos: 114.278