Projectos de Melanie Pereira e Maureen Fazendeiro seleccionados para a 10.ª edição do Laboratório Arché
Uma nova edição do Arché, o laboratório de desenvolvimento de projectos da Apordoc, terá lugar entre os dias 20 e 24 de Outubro, durante o Nebulae, o programa de indústria do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema. O programa, co-financiado pelo IBERMEDIA, inclui quatro projectos portugueses: A Terra das Viúvas dos Vivos (Melanie Pereira), As Estações (Maureen Fazendeiro), KU HANDZA (André Guiomar) e Penitentes (Diogo Pereira).
Este ano, mais de 400 projectos ibero-americanos candidataram-se, dos quais 15 foram seleccionados (12 projectos de filmes e 3 projectos de investigação e crítica) – oriundos de Portugal, Espanha, México, Paraguai, Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Uruguai, todos em diferentes fases de produção.
Seis desses projectos (3 de criação e 3 de crítica) farão parte das Residências Arché→Work, um programa de formação e desenvolvimento artístico organizado pela Apordoc e Cine en Ruta, em parceria com o Márgenes – Festival Internacional de Cinema de Madrid. Este ano, os participantes viajarão para Odemira, após o Doclisboa, para participar no seminário sobre cinema documental Doc’s Kingdom, de 19 a 23 de Novembro, antes de concluirem a jornada no Márgenes.
Os residentes do Arché irão apresentar os seus filmes, caracterizados por abordagens distintas, para uma troca de experiências com profissionais da indústria e do cinema.
De 20 a 24 de Outubro, os participantes irão participar em workshops de desenvolvimento de projectos com os tutores Helena Girón (realizadora e professora, Espanha), Samuel Delgado (realizador e professor, Espanha) e Tiago Hespanha (realizador e produtor, Portugal).
Uma sessão de apresentação de projectos, exclusiva para profissionais de cinema com acreditação Nebulae, decorrerá no dia 23 de Outubro, onde realizadores e produtores terão a oportunidade de exibir os seus projectos a decision-makers internacionais, além de realizarem reuniões individuais. O objectivo é aumentar a visibilidade dos projectos no panorama global e promover sinergias colaborativas entre agentes do mercado.
Os prémios oferecidos em 2024 foram concebidos em parceria com importantes instituições da indústria cinematográfica, proporcionando apoio e incentivo a projectos em várias fases de desenvolvimento.
PRÉMIOS
€2.500 oferecidos pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa para projectos em desenvolvimento;
Participação no Encontro Ibero-Americano de Realização Documental #LINK, incluindo alojamento em Madrid, oferecido pelo Festival Internacional de Documentário de Buenos Aires (FIDBA);
Consultoria especializada do FIDLab (plataforma de desenvolvimento de projectos do FidMarseille);
Sessões de mentoria e uma anuidade gratuita como membro da DAE (Documentary Association of Europe).
Além disso, ao serem incluídos no programa Nebulae, os projectos estarão também a concorrer aos seguintes prémios:
Consultoria estratégica da IMPRONTA (agente de vendas sediado em Londres);
Licenciamento por dois anos do filme finalizado no DAFilms.com (plataforma da Doc Alliance), incluindo distribuição, marketing e promoção.