Sérgio Rezendes destaca a caricatura como pulsar histórico de Ponta Delgada
O vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada Sérgio Rezendes deslocou-se ao Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada para a inauguração da exposição "Caricartoons" de José Almeida, "uma exposição cheia de informação, que ajudará a perpetuar no tempo e no espaço, situações pontuais e momentos marcantes da nossa história".
"Nós temos uma longa ligação a esta arte. Ela existe, nos Açores, desde inícios do século XX e são bem mais do que meros desenhos dotados de humor, são ilustrações que nos contextualizam e que evocam a memória de um período, contribuindo para transmitir um legado. À semelhança do que acontece nas obras da actualidade, são inúmeras as caricaturas de grandes personalidades como Teófilo de Braga ou Hintze Ribeiro, que fascinantes se tornam, pelas memórias que evocam", avançou.
Sérgio Rezendes aproveitou ainda para lançar o desafio de "descodificarem as mensagens de cada uma das 91 caricaturas constantes nesta exposição, relembrando o momento ou a celebridade evocada, e deste forma, redescobrirem um pouco da história local, regional, nacional e internacional assim como eventuais traços, da sua personalidade".
Por outro lado, José Carlos de Sousa Almeida aproveitou para agradecer à Câmara Municipal de Ponta Delgada por acolher esta sua exposição, que espera trazer muita gente ao Centro Municipal de Cultura, desde 8 de Novembro a 5 de Dezembro.
Recorde-se que o artista plástico nasceu em 1959, na ilha de São Miguel, foi membro da Academia das Artes dos Açores e publicou, recentemente, em Março de 2024 um livro com o mesmo nome da exposição agora apresentada.
Este artista plástico, para além de ter participado em diversas apresentações colectivas, já realizou 13 exposições individuais nos Açores e uma nos EUA e tem mais de duas dezenas de trabalhos de escultura/bustos espalhados por várias partes do globo.