Sérgio Rezendes destaca o “importante papel da arte na união das nove ilhas dos Açores”
O vereador Sérgio Rezendes esteve presente, na inauguração da “Saudade” de Martim Cymbron e destacou "a importância da dimensão arquipelágica desta exposição, já que a arte também desempenha um importante papel na união das nossas ilhas, para que possamos ser nove ilhas num arquipélago e não nove ilhas à procura de um arquipélago”.
Na ocasião, Sérgio Rezendes fez questão de manifestar o grande orgulho em “sermos a entidade responsável por encerrar este roteiro artístico, cuja admirável perspectiva da escala e pintura, de uma flor açoriana chamada Saudade, deixa qualquer observador encantado”, valorizando a destreza, qualidade técnica e pictórica das telas expostas.
O responsável autárquico aproveitou ainda para referir que “iniciativas, como esta exposição, fazem de Ponta Delgada, mais do que um destino de verão, uma referência cultural, algo que beneficia tanto aqueles que nos visitam, como os que cá vivem. Por isso, aproveito esta inauguração para expressar, novamente, a disponibilidade do Município em acolher os nossos artistas e convidar todos, a participar nas restantes iniciativas culturais que temos programadas para este verão, independentemente de serem de natureza musical, teatral ou expositiva, como será o caso das magníficas exposições patentes no Centro Municipal de Cultura”.
Quanto ao autor desta exposição, Martim Cymbron explicou que "esta mostra surgiu de uma experiência pessoal ao visitar o Jardim Saudade, localizado no MiratecArts Galeria Costa, na ilha do Pico, abundantemente marcado pela planta florífera scabiosa, a, verdadeira, protagonista desta exposição, como se pode facilmente verificar".
O artista micaelense aproveitou ainda para explicar que esta “é uma exposição itinerante que se iniciou em 2018 e percorreu as 9 ilhas, terminando agora em 2024, levando a público 10 telas, pintadas a acrílico e a óleo, que pretenderam dar a conhecer os vários estados desta bonita flor”.
Recorde-se que a "Saudade” de Martim Cymbron ficará patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada até 12 de setembro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00, e sábado 14h00 às 17h00.