“Sonata para Tubos”: espectáculo internacional de Circo e Música no Cineteatro S. João

“Sonata para Tubos”: espectáculo internacional de Circo e Música no Cineteatro S. João
Fotografia: D.R.

O Cineteatro S. João, em Palmela, recebe o espectáculo internacional “Sonata para Tubos”, pela Compagnia Nando & Maila (Itália), no dia 25 de Maio, às 10h30. O espectáculo de Circo e Música Clássica para instrumentos incomuns, com 60 minutos de duração, integra o projecto municipal Fantasiarte e o Festival Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público.

Fundada em 1997 pelos actores, músicos e artistas circenses Nando e Maila, a Companhia é uma produtora de circo contemporânea. Com uma abordagem artística original, inovadora e pessoal, para além de porem à prova os seus próprios limites como artistas, os seus espectáculos, com esta mistura entre música, teatro e circo, criam momentos de poesia e humor para um público universal.

«Com música e instrumentos ao vivo, “Sonata para Tubos” é um espectáculo circense contemporâneo que busca as possibilidades musicais de algumas ferramentas circenses, as quais, com o engenho do artista, se tornam instrumentos musicais em todos os aspectos.

O concerto começa: pedaços de tubos voadores vão formar um contrabaixo e um violoncelo. A música avança depois de Rossini, Bach, Beethoven, Pink Floyd e Luis Armstrong. Então ela chega: uma menina de 13 anos, uma princesa moderna, que perturba todas as harmonias. O principal mito de todos os adolescentes do mundo é o mito do herói. Em cada adolescente existe, na fantasia, nos pensamentos e no fundo da alma, a exigência de fazer algo heróico, excepcional, que saia do quotidiano para se tornar adulto.

O circo alimenta a loucura deste trio, teclas que se transformam em saxofones e diabolos tocando. Com o que se consegue um “em crescendo” de cantos polifónicos a três vozes, danças e provas de coragem, musicais e circos, que vão conduzir a um derradeiro ritual de passagem da adolescência à idade adulta».