Teatro Nacional D. Maria II acolhe conferência internacional da ETC
Este ano, o Teatro Nacional D. Maria II acolhe e é parceiro na concretização de uma das conferências internacionais da ETC – European Theatre Convention, a maior rede de teatros públicos na Europa, que conta com mais de 54 membros, espalhados por 30 países. Ao longo de 5 dias, um programa de pensamento reúne personalidades de diferentes quadrantes do panorama artístico europeu.
De 2 a 6 de novembro, sob o tema Care – We now know that caring for each other is more important than ever [Cuidar – Sabemos que cuidar uns dos outros nunca foi tão importante], o D. Maria II é palco de diversos debates, conferências, atividades e espetáculos.
No rescaldo de uma pandemia global, o programa CARE abrange temas como os cuidados exigidos a instituições nacionais e internacionais, tomando em conta o esforço e os avanços que Portugal tem feito no sentido de tornar o trabalho no setor cultural mais estável e de oferecer um maior apoio financeiro e legal aos artistas; propõe refletir sobre como o cuidado se pode estender a outras áreas, como a ambiental; equaciona a necessidade de criação de estruturas que apoiem os teatros a continuar a trabalhar áreas como acessibilidade e a serem relevantes.
Esta edição da ETC é influenciada por pensadores feministas como bell hooks e Audre Lorde, explorando a ética do cuidado. Num diálogo plural, que reflete o mosaico humano que compõe a ETC – European Theatre Convention e a sociedade europeia, farão parte da discussão artistas, criadores, pensadores, professores, dirigentes de instituições.
A conferência contará com a participação de diversos oradores. Entre eles estão nomes como Heidi Wiley, Diretora Executiva da ETC; Serge Rangoni, Diretor Geral e Diretor Artístico do Théâtre de Liège e Presidente do Conselho de Administração da ETC; Pedro Penim, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, entre outros.
Conheça o programa para estes dias, em detalhe, aqui.