“Uma outra Bela Adormecida”, um espectáculo para toda a família

“Uma outra Bela Adormecida”, um espectáculo para toda a família
Fotografia: D.R.

O espectáculo “Uma outra Bela Adormecida” será apresentado no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, no dia 29 de Janeiro, às 16h30, e é especialmente dedicado ao público infantojuvenil (a partir dos seis anos).

Trata-se de uma revisitação da história de “A Bela Adormecida”, construída a partir de uma narrativa infantil escrita por Agustina Bessa-Luís, em 1999, para a Companhia Nacional de Bailado.

Num enredo em espaço onírico e atravessado pelos sentidos de ironia e alteridade, “Uma outra Bela Adormecida” propõe a apresentação do texto de Agustina Bessa-Luís, a partir da colaboração criativa de Beatriz Brás (encenação e interpretação), Francisco Lourenço (projecção de animação e ilustrações originais) e Martim Sousa Tavares, cuja música original é interpretada ao vivo por músicos da Orquestra Sem Fronteiras.

Resultante de uma encomenda do Lu.Ca - Teatro Luís de Camões, “Uma outra Bela Adormecida” é coproduzido por este, pela Orquestra Sem Fronteiras, Teatro Nacional São João, Cineteatro Louletano, Centro Cultural Raiano/Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, e integra o programa oficial do Centenário de Agustina Bessa-Luís (2022/2023).

Após um período de residência artística, no Centro Cultural Raiano, entre 3 e 7 de Janeiro de 2023, esta produção esteve em cena no LU.CA - Teatro Luís de Camões, em Lisboa, entre 12 e 22 de Janeiro de 2023, antes de ser apresentado em Idanha-a-Nova, onde a Orquestra Sem Fronteiras tem sede. Regressa ao LU.CA em Maio (entre os dias 4 e 7), com a participação de alunos da CED D. Nuno Álvares Pereira da Casa Pia, e no dia 3 de Junho sobe ao palco do Mosteiro São Bento da Vitória / Teatro Nacional São João, Porto.

“Uma outra Bela Adormecida” é cofinanciada pela República Portuguesa-Cultura/DGARTES, ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, da qual o CCR fazer parte. O espectáculo no dia 29 de Janeiro é de entrada gratuita, sendo necessário levantamento prévio de bilhetes (reservas –Tel.: 277 202 900 ou Email: ccr@idanha.pt).