Valença Debate o Presente e o Futuro do Rio Minho

Valença Debate o Presente e o Futuro do Rio Minho
Foto: DR

“Conversas em Torno do Rio Minho” é o seminário que Valença vai promover, terça-feira, 22 de Outubro, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).

 

Esta primeira edição dará especial destaque aos peixes migradores e enquadra-se nas preocupações crescentes de Valença e de toda a bacia do rio Minho com esta problemática.

 

Este seminário pretende proporcionar uma abordagem técnica e cientifica às problemáticas que mais afectam o rio Minho, em especial a diminuição dos peixes migradores e espécies nativas, o aumento de espécies invasoras, o impacto das barragens e as alterações climáticas. Estas são problemáticas com grandes impactos no rio Minho, na sua biodiversidade e com consequências, também, para a actividade e sustento económico das comunidades locais de pescadores.

 

A abordagem destas temáticas contará com uma ampla palete de especialistas portugueses e espanhóis que proporcionarão abordagens científicas, técnicas e que incluem, ainda, a perspectiva do público geral e das associações locais de pescadores.

 

O seminário decorrerá todo o dia e estará dividido em dois painéis temáticos.

 

O primeiro painel, com início às 9h30, estará dedicado ao contexto e problemática local e contará com intervenções de Yorgos Stratoudakis do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), António Marinho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), David Sanches da Associação de Pescadores da Ribeira Minho e Pedro Almeida da MARE / Universidade de Évora. Este painel será moderado por Bruno Caldas, da Câmara Municipal de Valença.

 

O segundo painel, com início às 14h30, estará dedicado às estratégias de gestão e valorização de recursos e contará com intervenções de Fernando Cobo, da Universidade de Santiago de Compostela, Hélder Lopes, da Universidade do Minho e Pablo Caballero Javierre, Xefe de Servizo do Patrimonio Natural – Departamento Territorial da Conselleria de Medio Ambiente e Cambio Climático da Xunta de Galicia e de um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este painel será moderado por Carlos Antunes do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.

 

A sessão de abertura contará com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença e o encerramento com Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

 

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença.