"Verão no centro histórico" com Samuel Úria e B Fachada

"Verão no centro histórico" com Samuel Úria e B Fachada
Fotografia: D.R.

O “Verão no Centro Histórico” está de regresso à Covilhã e realiza-se entre os dias 04 a 25 de Agosto, sempre às sextas. A 6ª edição deste evento, organizado pelo Município da Covilhã, continua a unir história, património e teatro ao melhor da nova música nacional e local.

O destaque da edição deste ano vai para a estreia em concerto na Covilhã de dois dos mais celebrados artistas da nova vaga da música portuguesa dos últimos 20 anos: Samuel Úria e B Fachada.

Após o sucesso das edições anteriores, com as visitas guiadas encenadas mais participadas do país e dando a conhecer à Covilhã novos projectos musicais, o “Verão no Centro Histórico” tem como objectivo levar as pessoas para a rua, em grandes noites de cultura no coração da cidade.

As noites do “Verão no Centro Histórico” começam com a sempre didáctica e divertida visita guiada encenada pela actriz Joana Poejo, seguida de concertos ao ar livre, gratuitos, em locais improváveis e emblemáticos do centro histórico da Covilhã.

As visitas encenadas (21h30) começam e terminam no local dos concertos, que têm início às 22h15.  A programação musical do festival inclui os seguintes nomes:

SAMUEL ÚRIA – 4 DE AGOSTO (junto à Garagem de São João)

Singular na língua materna, singular nas melodias e singular na relação com o público, aos poucos se gerou o culto, consagrando Samuel Úria como um dos mais interessantes cantautores do século XXI português.

Com uma proveniência marcada pelo rock’n’roll e pela estética low-fi, Samuel Úria tem ganho notoriedade desde 2008, altura em que, entre edições caseiras e concertos em que apenas se acompanhava pela guitarra acústica, se nos deu a conhecer.

Disco após disco, os elogios da crítica e os concertos pelos melhores palcos do país cimentaram a sua posição no nosso panorama artístico. A par de prestações ao vivo vibrantes e inesquecíveis, Samuel Úria destaca-se entre pares pela singularidade no uso da língua materna e pelo talento na composição de canções. Colaborou já com Manel Cruz, Márcia, António Zambujo, Miguel Araújo, Ana Bacalhau, Ana Moura, Clã, Benjamim, Cláudia Pascoal, HMB, Selma Uamusse, Francisca Cortesão e David Fonseca, entre outros.

 

B FACHADA – 11 DE AGOSTO (Rua Dr. Almeida Eusébio, junto ao Tribunal do Trabalho)

Na música popular portuguesa do século XXI não há outra figura como B Fachada, o nome artístico de Bernardo Fachada, compositor, multi-instrumentista, produtor. Desde 2007 tem-se notabilizado por um espantoso ritmo de edições, através do qual frequentemente subverte o cânone e baralha as expectativas.

Apresentou-se nas mais emblemáticas salas de espectáculos portuguesas, mas muitos recordam com mais carinho as actuações divulgadas em cima da hora, em inesperados espaços que continuamente esgotam para testemunhar o acto de comunhão em que se transformaram os seus concertos.

B Fachada só está interessado em questionar convenções no seu próprio tom, no seu próprio tempo, nos seus próprios termos. O único e inimitável B Fachada estreia-se em concerto na Covilhã a 11 de Agosto, na segunda noite do “Verão no Centro Histórico”.

 

BEATRIZ PESSOA – 18 DE AGOSTO (Rua Pedro Álvares Cabral, junto ao Auditório Municipal)

Beatriz Pessoa é uma das mais promissoras vozes da nova geração da música portuguesa e faz também a sua estreia em concerto na Covilhã.

Editou o primeiro EP, “Insects”, em 2016, ao qual se seguiu “EP II” em 2018. Em 2021 lançou o primeiro álbum de originais, “Primaveras”, gravado no Brasil, no Rio de Janeiro, ao lado de músicos que partilham o palco com Gilberto Gil e Rubel. Escreveu para intérpretes tão diversos como Cristina Branco, DJ Glue e, mais recentemente, Margarida Campelo, e para espectáculos de teatro. Em 2022 co-criou, para o festival Big Bang, no CCB, o espectáculo “À Procura de” e participou na actuação de Maro com a canção vencedora do Festival da Canção, na Eurovisão, em Turim.

Assim, são múltiplos os motivos de interesse e entusiamo para marcar presença na noite de 18 de Agosto, na Rua Pedro Álvares Cabral (junto ao Auditório Municipal e às escadinhas do castelo).

 

ENTRE PORTAS – 25 DE AGOSTO (Largo Nossa Senhora do Rosário)

Nascido no contexto da actividade fervilhante e dinâmica da CISMA - Associação Cultural, Entre Portas é um promissor projecto colectivo que surge no âmbito do Porta 4 – Estúdio, sediado na Covilhã.

No concerto que encerra a 6ª edição do “Verão no Centro Histórico”, juntam-se aos músicos do Entre Portas um conjunto de convidados que irão contribuir para um momento musical único e a não perder, que incluirá versões surpreendentes de temas de artistas que participaram nesta e em edições anteriores do “Verão no Centro Histórico” da Covilhã.