Viagem pelo saber-fazer tradicional começou em Alcáçovas

Viagem pelo saber-fazer tradicional começou em Alcáçovas
O Paço dos Henriques, em Alcáçovas, foi palco da primeira visita temática no âmbito da iniciativa “Alentejo, PATRIMÓNIOS”, promovida pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen) que decorre até ao final do ano, com o objectivo de mostrar o saber-fazer tradicional.
 
A iniciativa que pretende valorizar e promover o património imaterial da região, contou com 10 participantes e teve como pano de fundo a arte chocalheira, cujo fabrico foi inscrito, em 2015, na lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela Unesco.
 
Na visita participaram, para além do Presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e ainda Miguel Rego, Técnico da DRCAlen.
 
A iniciativa que teve início no Paço dos Henriques, onde ficaram a conhecer a exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos, contemplou ainda uma visita ao Museu do Chocalho de João Chibeles Penetra e à Oficina de Joaquim Vidazinha Sim Sim.
 
O projecto “Alentejo, PATRIMÓNIOS” foi desenvolvido em colaboração com o Município de Viana do Alentejo.